
PARALISAÇÃO – “Buscou-se dialogar com o presidente da República, que se escusou.” Foto: Roberto Soares
O deputado Isaltino Nascimento (PSB) comunicou, na Reunião Plenária desta quarta (23), a deflagração de greve do serviço público federal em Pernambuco. A mobilização, com participação de funcionários das áreas de saúde e previdência social, reivindica reajuste salarial, melhores condições de trabalho e realização de concurso público.
“Buscou-se, o tempo inteiro, dialogar com o presidente da República, que se escusou. Então o caminho foi a paralisação”, explicou o parlamentar. Ele comentou o protesto do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev-PE) em frente ao prédio do INSS no Centro do Recife, nesta manhã, e leu a carta aberta da entidade à população.
De acordo com o Sindsprev, a inflação cresceu pelo menos 50% nos últimos cinco anos, enquanto os servidores ficaram sem aumento. Além disso, o sindicato avalia que “não há expectativa de concurso para recompor o quadro de funcionários e melhorar o atendimento à população”. “Recentemente, o Governo Bolsonaro anunciou um corte de quase R$ 1 bilhão no orçamento do INSS, que pode, inclusive, afetar o pagamento dos benefícios, aumentar as filas e fechar agências”, alerta o documento.