Teresa Leitão defende readmissão de professora da UFPE

Em 16/11/2021 - 20:11
-A A+

DECISÃO – “TRF5 determinou exoneração da servidora aprovada por critério de cotas e nomeação da terceira colocada na concorrência plena.” Foto: Roberto Soares

A deputada Teresa Leitão (PT) fez um apelo, na Reunião Plenária desta terça (16), para que a bióloga Nívia Tamires de Souza Cruz seja readmitida como servidora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Aprovada dentro do critério de cotas raciais no concurso para professores de 2017 e nomeada no ano seguinte, após a desistência de outro convocado, a docente foi exonerada, recentemente, por decisão judicial, para dar lugar a uma candidata de ampla concorrência.

A parlamentar destacou que, para assumir o cago na UFPE, Nívia precisou se desincompatibilizar de outros dois cargos de professora – um na Rede Estadual de Ensino e outro, no município de Jaboatão dos Guararapes. “O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) determinou a exoneração da servidora e a nomeação da terceira colocada na concorrência plena”, relatou Teresa.

“Não nos cabe afirmar que a decisão judicial foi contaminada por evidências de racismo institucional. No entanto, está evidente o prejuízo causado à professora. Fica aqui minha solidariedade, na perspectiva da reintegração dela aos quadros da UFPE”, prosseguiu a petista, que ainda elogiou a atuação do reitor Alfredo Macedo Gomes nas discussões sobre o tema.