
CONTEXTO – “Em tempos de constantes ameaças à democracia, exaltar a maior referência pedagógica do Brasil não é apenas importante, mas necessário.” Foto: Jarbas Araújo
Comemorado no próximo dia 19, o centenário de nascimento do educador pernambucano Paulo Freire foi destaque no pronunciamento do deputado Professor Paulo Dutra (PSB), durante a Reunião Plenária desta quinta (16). Ele defende ser preciso valorizar e difundir, cada dia mais, o legado do Patrono da Educação Brasileira.
“Em tempos de constantes ameaças à nossa democracia, exaltar e expandir os ensinamentos da maior referência pedagógica do Brasil não é apenas importante, mas necessário”, avaliou o socialista, que ressaltou o caráter emancipatório do método criado por Freire. “Ele foi um dos grandes ativistas por justiça social do nosso País. Seu processo de alfabetização, instrumento de inclusão e de cidadania, busca desenvolver a consciência crítica das pessoas”, explicou.
O parlamentar também citou duas normas estaduais, de autoria dele, apresentadas para valorizar o legado do educador: a Lei nº 16.818/2020, que conferiu a Paulo Freire o título de Patrono da Educação Pernambucana, e a de nº 17.284/2021, que estabeleceu a semana estadual em homenagem ao trabalho do pensador.
Dutra ainda aproveitou a ocasião para parabenizar todos os profissionais da área de educação, bem como os membros da comissão organizadora do Ano Educador Paulo Freire na Alepe, responsável por planejar uma série de atividades comemorativas. “Seguiremos valorizando a educação libertadora, que age transformando a vida das pessoas”, concluiu.
Representante da Assembleia na comissão, a deputada Teresa Leitão (PT) apresentou, durante a Reunião Plenária, o convite para inauguração de um memorial em homenagem ao educador, que ficará na Biblioteca da Casa. A cerimônia será às 15h da próxima segunda (20). “Essa é apenas uma das várias ações planejadas para homenagear devidamente esse grande pernambucano”, frisou a petista.