
PANDEMIA – Benefício foi fruto de reivindicação da Fetaepe, disse o petista. Foto: Evane Manço
O Programa Chapéu de Palha Eventual Emergencial 2021, encaminhado pelo Governo do Estado por meio do Projeto de Lei nº 2596/2021, foi tema de discurso do deputado Doriel Barros (PT) na Reunião Plenária desta quinta (2). A iniciativa prevê o pagamento de quatro parcelas de uma bolsa no valor de até R$ 271,10 a trabalhadores da cana-de-açúcar e a pescadores artesanais.
Segundo o parlamentar, o benefício foi fruto de uma reivindicação feita pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Assalariados de Pernambuco (Fetaepe). “O Chapéu de Palha foi criado na época do governador Miguel Arraes, depois resgatado por Eduardo Campos. O programa permanece ainda hoje com o objetivo de atender às dificuldades ocasionais do segmento”, explicou o petista.
Barros reforçou que a medida pretende reduzir a vulnerabilidade social e econômica do setor, afetado pela pandemia da Covid-19. Ele acredita que a proposta vai contar com o apoio de todos os deputados da Alepe, devendo ser aprovada com a agilidade necessária para ser implantada o quanto antes. “Agradeço ao governador Paulo Câmara e à Fetaepe por essa conquista para o trabalhador rural.”