
APOIO – Parlamentar também solicitou maior atenção ao setor econômico, novamente impactado com medidas mais rígidas para restringir a circulação. Foto: Roberto Soares
O deputado Delegado Erick Lessa (PP) pediu ao Governo de Pernambuco que amplie o número de leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 nas unidades de saúde do Agreste. Em discurso nesta quinta (27), ele também solicitou maior atenção ao setor econômico da região, novamente impactado com medidas mais rígidas para restringir a circulação.
“Estamos vivendo um momento duro no Agreste, com a taxa de ocupação dos hospitais em torno de 100%. Por isso, reivindico mais leitos para os municípios daquela área, a fim de diminuir os gargalos na saúde e também na economia”, pleiteou o parlamentar. Lessa registrou, porém, a disponibilização pelo Estado de 30 novas vagas em unidades de terapia intensiva (UTIs) para a região esta semana.
Quanto ao setor produtivo, o deputado pediu mais planejamento do comitê gestor da pandemia em Pernambuco. “Há dez dias, as feiras do polo têxtil foram autorizadas a funcionar durante as terças. Nesta semana, tudo correu bem, seguindo os protocolos sanitários. No entanto, foi informado que, na próxima semana, elas não poderão abrir”, lamentou.
Erick Lessa defendeu a reabertura das atividades no dia 7 de junho, conforme anunciado. “Compreendo e me solidarizo com as pessoas que estão buscando leitos de UTI neste momento. Contudo, não podemos deixar de nos preocupar com a economia e o ganha-pão de tantos trabalhadores. As duas áreas precisam caminhar juntas”, argumentou, destacando a relevância do Polo de Confecções do Agreste para a geração de empregos no Estado.
Em aparte, o deputado Alberto Feitosa (PSC) fez críticas à gestão da crise sanitária pelo Governo de Pernambuco. “As medidas do comitê têm que ser tomadas com inteligência, planejamento e capacidade administrativa, mas não é isso que estamos vendo”, afirmou, citando a compra de grande estoque de medicamentos do kit intubação pela Prefeitura do Recife, em 2020.
O deputado Tony Gel (MDB), por sua vez, enfatizou o esforço do Poder Executivo Estadual no incremento de leitos e no apoio aos setores econômicos. “O que tem feito o município de Caruaru para ampliar a assistência à população? Temos cobrado da Prefeitura uma programação de ajuda a segmentos econômicos”, lembrou. O emedebista também reivindicou mais apoio do Governo Federal. “Falta coordenação nacional”, apontou.