Isaltino Nascimento registra Data Magna de Pernambuco

Em 04/03/2021 - 17:03
-A A+

RESGATE – “Mais do que nunca, é tempo de defender o Estado, as instituições, a igualdade e a consolidação da nossa tão sofrida democracia.” Foto: Jarbas Araújo

Comemorada no próximo sábado (6), a Data Magna de Pernambuco foi destaque no pronunciamento do deputado Isaltino Nascimento (PSB) durante a Reunião Plenária desta quinta (4). Um dos coautores da lei que instituiu o feriado civil no Estado, o parlamentar manifestou orgulho pela celebração, responsável por enaltecer o aniversário da Revolução Pernambucana de 1817.

“O movimento revolucionário chegou a implantar aqui um governo provisório, composto por representantes de variados segmentos da sociedade. A insurreição permitiu que nosso Estado ficasse independente por 75 dias e acabou por iniciar movimentos que culminariam, cinco anos depois, com a proclamação da Independência do Brasil”, registrou o socialista.

Saiba mais: Reportagem especial celebra bicentenário da Revolução de 1817

Nascimento ressaltou, ainda, a importância de se valorizar o histórico revolucionário e pioneiro de Pernambuco. “Precisamos resgatar sempre esse momento e trazer no sangue a força dos movimentos que lutaram por liberdade, direitos e equidade”, disse. “Mais do que nunca, é tempo de defender o Estado, as instituições, a igualdade e a consolidação da nossa tão sofrida democracia.”

Para o deputado, a situação enfrentada pelos brasileiros atualmente exige, novamente, coragem e mobilização social. “Em 2021, vamos relembrar essa importante data num período muito sombrio que atravessa nosso País, com a pandemia do coronavírus e a irresponsabilidade do Governo Federal”, lamentou. “Precisamos nos unir para vencer mais uma batalha. Que Pernambuco seja exemplo, mais uma vez, para o Brasil.” A outra coautora da norma estadual que criou o feriado é a ex-deputada Terezinha Nunes.