Diogo Moraes alerta para impacto da pandemia na saúde mental da população

Em 25/02/2021 - 17:02
-A A+

QUADRO – “Fala-se muito das doenças físicas, mas as psíquicas ficam relegadas”, pontuou o parlamentar. Foto: Jarbas Araújo

Em cada 100 pessoas, ao menos 30 sofrem ou sofrerão, em algum momento da vida, de transtornos mentais. A estimativa foi repercutida pelo deputado Diogo Moraes (PSB) na Reunião Plenária desta quinta (25). Ele apontou a necessidade de se investir em uma assistência integral de saúde. “Fala-se muito das doenças físicas, porém as psíquicas ficam relegadas”, lembrou, mencionando a passagem do  Janeiro Branco, mês dedicado à discussão do tema com a sociedade.

O parlamentar informou que, entre os transtornos mentais que afetam a população, a ansiedade e a depressão são os de maior incidência no mundo. Segundo ele, 5,8% de pessoas sofrem de depressão no Brasil, sendo o segundo país no ranking mundial. “O cenário é pior entre os jovens, pois a doença, muitas vezes, leva o indivíduo ao suicídio, que cresceu 20% na última década”, destacou. Com a chegada da pandemia, os casos teriam aumentado exponencialmente, ao lado de outros transtornos e fobias.

“Mesmo com números preocupantes, essas doenças ainda são negligenciadas pela sociedade, pois muitas pessoas as confundem com o sentimento de tristeza”, lamentou. Moraes ressaltou que alguns profissionais de psicologia e psiquiatria já consideram a ocorrência de uma pandemia de doenças mentais, como consequência da crise sanitária da Covid-19, e têm alertado as autoridades sobre esse grave problema social. “É necessário que o público tenha acesso a material informativo sobre os transtornos e possa buscar ajuda”, pontuou.

O socialista fez um apelo para que a Assembleia contribua com a publicação de cartilhas sobre o tema, “já que o problema atinge tantos pernambucanos, que sofrem por medo de serem julgados”. Moraes ainda pediu ao Governo do Estado que divulgue esses informativos nas escolas e centros de acolhimento. “Também vou apresentar um projeto de resolução propondo que a Alepe promova seminários e encontros em alusão ao Janeiro Branco.”