
APOIO – Segundo deputado, o setor privado não conseguirá se recuperar sozinho dos danos causados pela pandemia. Foto: Evane Manço
O deputado Antonio Fernando (PSC) defendeu, na Reunião Plenária desta quinta (4), o investimento do Governo de Pernambuco em projetos iniciados e em setores já consolidados, a fim de estimular a retomada da economia. Segundo o parlamentar, sozinho, o setor privado não conseguirá se recuperar dos danos causados pela pandemia do novo coronavírus.
“Após 325 dias de batalha permanente, com a consciência de que o cuidado com a vida sempre foi prioridade, acredito que já podemos vislumbrar um novo horizonte, graças à chegada das vacinas”, pontuou. Fernando destacou que, apesar de todas as vidas perdidas e prejuízos comparáveis aos de uma guerra na maioria dos setores econômicos, é o momento de pensar na recuperação pós-crise.
O deputado crê que, antes de mais nada, é preciso cobrar do Governo Federal a continuidade do auxílio emergencial. “Cerca de 70 milhões de brasileiros e 3,5 milhões de pernambucanos foram beneficiados com os recursos, que deveriam ser mantidos, pelo menos, até o final de 2021”, ressaltou.
Com relação à geração de emprego e renda, ele mencionou algumas obras estaduais, que estão paralisadas e poderiam ter prosseguimento, como a construção da Ferrovia Transnordestina e do Canal do Sertão. Na opinião do parlamentar, as iniciativas vão contribuir para fortalecer a agricultura da região do Araripe.
Antonio Fernando também defendeu o incentivo à consolidação do Polo Têxtil do Agreste, que iniciou a confecção de equipamentos de proteção individual (EPIs), reduzindo a necessidade de importações. “A duplicação da BR-232 até Araripina (Sertão), o estímulo ao Polo Gesseiro e à Bacia Leiteira do Araripe são outras medidas importantes que alavancariam nossa economia”, salientou.