
LUTO – “Empreendedor nos inspirou por sua trajetória, resiliência e pela forma alegre de viver e lutar pela vida.” Foto: Evane Manço
O deputado Alberto Feitosa (PSC) homenageou, na Reunião Plenária desta quinta (4), o empresário Licínio Dias, que faleceu vítima de câncer no último dia 31 de dezembro. Ao apresentar requerimento de Voto de Pesar pela morte do administrador, o parlamentar acentuou a trajetória de empreendimentos bem-sucedidos e a forma alegre de viver. “Foi um exemplo enorme ao mostrar como a gente deve enfrentar as dificuldades”, disse.
Conforme relatou o deputado, Licínio Dias começou a trabalhar cedo com os pais, imigrantes portugueses. Depois disso, além de modernizar a Casa dos Frios, abriu diversos restaurantes e bares, como pizzaria Barazzone, Alphaiate, Porto Ferreiro, Garrafeira, Bar do Neno, Boteco, Tio Armênio e UK Pub. Destacou-se, ainda, como importador de vinhos e bebidas destiladas.
Feitosa lembrou que, até os últimos dias, o empresário seguiu cuidando de perto de seus negócios, como o projeto do restaurante Licínio 1926, em homenagem ao pai. “Um grande pernambucano, homem empreendedor que nos inspirou por sua trajetória, resiliência e pela forma alegre de viver e lutar pela vida”, expressou. Dias deixou esposa e quatro filhas.
O pronunciamento foi apoiado, em aparte, pelo deputado Aluísio Lessa (PSB). Para ele, “Licínio é uma referência na gastronomia pernambucana e brasileira”. “Ainda no leito do hospital, pediu que abrissem uma garrafa de champanhe, pois queria transmitir energia e luz à família. Não gostaria que ninguém se abatesse com a sua partida”, recordou o socialista.
Já o deputado Antonio Fernando (PSC) enfatizou que os empreendimentos comandados por Dias tiveram importância para a geração de emprego e renda em Pernambuco, além de fomentar o turismo.