Tony Gel condena polarização política e prega união de esforços

Em 23/04/2020 - 16:04
-A A+

CORONAVÍRUS – “Temos um inimigo em comum. Se ficarmos nos digladiando por outras questões, ele vai avançar.” Foto: Giovanni Costa

Em uma crítica às polarizações políticas no atual contexto de pandemia da Covid-19, o deputado Tony Gel (MDB) defendeu, na Reunião Plenária desta quinta (23), a soma de esforços contra o novo coronavírus. No pronunciamento, elogiou as medidas que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado. “O que o Brasil mais precisa neste momento é de união. Temos um inimigo em comum. Se ficarmos nos digladiando por outras questões, ele vai avançar”, alertou.

Tony Gel fez referência a questionamentos feitos pela deputada Priscila Krause (DEM) sobre a informação divulgada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, de que 99% dos leitos de UTI para o atendimento a casos de Covid-19 no Estado estavam ocupados. O emedebista explicou que pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave, mas sem diagnóstico confirmado de coronavírus, também ocupam as vagas.

“Não dá para deturpar as coisas. Pernambuco tem sido um dos Estados mais transparentes. Um equívoco ou outro deve ser perdoado numa situação como esta”, disse o deputado do MDB. “Se houve algum desencontro, foi por conta do sistema pré-colapsado”, prosseguiu.

Em aparte, Priscila Krause informou ter solicitado o detalhamento dos atendimentos e ocupação de leitos, por unidade de saúde e município. Também pediu a publicização dos dados da Central de Regulação de Leitos. “Os questionamentos vão continuar sendo feitos, com a responsabilidade de quem está cooperando. Vamos fiscalizar o uso dos recursos e a qualidade da gestão”, disse.

APARTE – “Questionamentos vão continuar, com a responsabilidade de quem está cooperando”, disse Priscila Krause. Foto: Giovanni Costa

Tony Gel ainda repudiou manifestações feitas pelos ministros da Educação, Abraham Weintraub, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Ao defender a reabertura de escolas, o primeiro minimizou a possibilidade da morte de 40 mil brasileiros e alegou que isso ocorreria principalmente entre idosos. Já o chanceler falou que a pandemia está sendo utilizada para a implantação de um plano comunista. Os deputados Professor Paulo Dutra (PSB), que se recuperou da Covid-19, e Teresa Leitão (PT) também fizeram críticas ao posicionamento de Weintraub.

O deputado do MDB também reagiu às manifestações que pregam um regime de exceção no Brasil. “Quem pede o fechamento do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional o faz por ignorância. Não sabe o que é viver num país sem poder expressar sua opinião ou discordar do presidente da República. Não sabe nem o que foi o AI-5 (Ato Institucional nº 5)”, pontuou.

A defesa da democracia foi apoiada por Priscila Krause. “Este ato tem que ser repudiado por todos os democratas. Na democracia cabem todos, menos os que usam de seus instrumentos para garroteá-la”, agregou Waldemar Borges (PSB).

Em outro aparte, o deputado Pastor Cleiton Collins (PP) salientou que as igrejas evangélicas têm sido um modelo de unidade neste momento, e elogiou o trabalho que vem sendo feito também pela Igreja Católica. Ele propôs que o uso de máscaras se torne obrigatório em Pernambuco em lugares públicos e agências bancárias.

Comunicador – Ainda durante a Reunião Plenária, Tony Gel e o deputado Isaltino Nascimento (PSB) lamentaram que o comentarista esportivo Maciel Júnior, da Rádio Jornal, esteja internado em uma UTI com suspeita de Covid-19. Eles manifestaram apoio aos familiares do comunicador, a quem desejaram uma plena recuperação.