
TIMES – Coordenador da Frente de Segurança Pública, deputado defendeu debate mais aprofundado sobre torcidas organizadas. Foto: Roberto Soares
A decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) de extinguir compulsoriamente as torcidas organizadas de Sport, Santa Cruz e Náutico foi tema de pronunciamento do deputado Delegado Erick Lessa (PP), na Reunião Plenária desta quarta (19). Coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Pública, ele propôs uma audiência pública para que a Alepe possa contribuir com outras ações de enfrentamento à violência em estádios e entornos.
“Vamos fazer um debate mais aprofundado sobre as torcidas organizadas, que têm promovido atos violentos não apenas contra os que frequentam os estádios, mas também depredando o transporte coletivo e causando danos ao patrimônio público”, afirmou Lessa, que convidará para a discussão representantes desses grupos, dos clubes, do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Por fim, o parlamentar anunciou uma primeira ideia para contribuir com a questão: a instalação de catracas com leitura biométrica nos estádios. Segundo ele, a iniciativa vem trazendo bons resultados no Paraná. “Os equipamentos recolhem os dados do torcedores e cruzam com bancos de dados da Justiça. Com isso, a polícia daquele Estado já conseguiu, por exemplo, deter indivíduos com mandados de prisão em aberto”, contou.