Assegurar a excelência da gestão administrativa, modernizar a estrutura da Casa e promover a integração. Com esses nortes, a Assembleia Legislativa apresentou, nesta quarta (11), o Plano Estratégico 2020-2035 e o Mapa da Estratégia 2020-2023. Em evento realizado no auditório Senador Sérgio Guerra, a Mesa Diretora, por meio da Superintendência de Planejamento e Gestão (Suplag), anunciou os objetivos e metas do Poder Legislativo para o período. O encontro contou com a participação de servidores dos diversos departamentos da instituição.
A elaboração do planejamento da Alepe teve início ainda em março deste ano, momento em que foram definidas as diretrizes e o lapso temporal do trabalho a ser executado. A metodologia escolhida para a consolidação do Plano Estratégico, segundo a equipe técnica da Casa, teve como ponto de partida procedimentos tradicionais. A missão do Parlamento Estadual foi redefinida: “Exercer de forma transparente o papel de instituição democrática, garantindo espaço para a participação popular no cumprimento de suas funções constitucionais”.
Além disso, a visão – objetivos de longo prazo da instituição – e os valores, outros dois pilares do planejamento, também foram repensados. Por meio do primeiro fator, o Poder Legislativo estabelece como meta “Consolidar-se em todo o Estado de Pernambuco, como referência para o amplo exercício da cidadania”. Entre os valores, constam representatividade, transparência, ética, pluralidade, efetividade, eficiência e responsabilidade socioambiental. O desenvolvimento do plano atendeu a cronograma específico, do qual participaram integrantes de todas as superintendências, com o propósito de multiplicar as ações inseridas no documento.
“O trabalho que apresentamos contou com a contribuição de todos os setores e, hoje, se consolida por metas pensadas e propostas por cada área desta Casa”, observou o superintendente de Planejamento e Gestão, Edécio Lima. Entre as expectativas elencadas para os próximos anos, o gestor salientou a reforma do Palácio Joaquim Nabuco, a construção da sede dos serviços da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional e da Escola do Legislativo (Elepe), a oferta de cursos de mestrado e doutorado pela Elepe, a realização de concursos públicos, a aquisição e reforma de prédios anexos e a recriação do call center.
Das atividades de aproximação com o cidadão e que já estão sendo executadas pela Assembleia, destaque para a implantação da TV Alepe (canal 28.2), por meio da Superintendência de Comunicação Social, e para a promoção, por iniciativa direta da Mesa Diretora, do Projeto Alepe nos Municípios – iniciativa que percorre diversas cidades de Pernambuco com o objetivo de levar à população do Interior mais informações sobre o Poder Legislativo.
Além disso, foram ressaltadas, ações como os programas Alepe Cuida – que beneficia, com atendimento médico e odontológico, crianças e adolescentes em situação de liberdade assistida – e Alepe Acolhe, cuja proposta é contemplar com estágios remunerados jovens que esperam por adoção em casas de acolhimento. Essa última medida, inclusive, recebeu o Prêmio Assembleia Cidadã, conferido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), durante a 23ª conferência da entidade, no último mês de novembro.
“Parabenizo a todos os servidores que compõem a Assembleia e que fizeram parte desse sonho, hoje materializado e consolidado no Plano Estratégico. Cada um desses objetivos e metas serão perseguidos pela gestão da Casa. Nós não somente vamos executar novas medidas como também ampliar o que já estamos fazendo”, complementou o primeiro-secretário da Alepe, deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), ao usar como exemplo de expansão o início do processo de compra de oito transmissores para a TV Alepe. “Nosso interesse é fazer levar informação para todo o Estado”, acrescentou.
O presidente do Poder Legislativo, deputado Eriberto Medeiros (PP), coordenou o evento e enfatizou a importância do trabalho dos servidores para a conclusão do planejamento. “Agradeço a cada um que se esforça e contribui com a atuação da Alepe. Nosso objetivo é abrir as portas da Casa para a população, trazendo o cidadão para dentro do Parlamento Estadual”, frisou, enaltecendo, ainda, iniciativas promovidas pela instituição como o Curso Eleições Municipais 2020 – Novas Regras, parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) executada pela Elepe que capacitou pessoas das 12 regiões de desenvolvimento do Estado.
O Plano Estratégico da Assembleia Legislativa 2020-2035 está disponível no Portal da Alepe, na área Outras Publicações.