
RECONHECIMENTO – Comandante do Cindacta III, brigadeiro-do-ar César Faria Guimarães recebeu placa alusiva à data das mãos do deputado Marco Aurélio Meu Amigo. Foto: Jarbas Araújo
A Assembleia Legislativa lembrou nesta terça (29), em Reunião Solene, a passagem do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorado em 23 de outubro. A homenagem partiu do deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB). A data lembra o primeiro voo do aeroplano construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris (França).
A importância da arma aérea no apoio a operações militares foi reconhecida com o surgimento da Aviação Naval em 1916, seguido da criação da Escola de Aviação Militar em 1919. Em 1941, foi instituído o Ministério da Aeronáutica e, com ele, a Força Aérea Brasileira. A FAB atua tanto no monitoramento do tráfego civil como em operações militares, com projetos que incluem combate a incêndios florestais, busca e salvamento.
“A FAB segue cumprindo sua elevada missão de defesa do Brasil, bem como inestimáveis serviços à população, cujos valores foram brilhantemente herdados do seu patrono, marechal-do-ar Eduardo Gomes. São atividades de busca e salvamento em terra ou no ar, missões de assistência humanitária e socorro em desastres naturais, entre tantas outras louváveis tarefas”, pontuou a deputada Clarissa Tércio (PSC), que presidiu a Reunião Solene.
Por sua vez, o deputado Marco Aurélio Meu Amigo afirmou que a Alepe realiza uma justa homenagem àqueles que ajudam na construção do País. “Somos orgulhosos da Força Aérea Brasileira, sempre primorosa nas suas ações e atitudes”, frisou.
Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III) e da Guarnição de Aeronáutica do Recife, o brigadeiro-do-ar César Faria Guimarães recebeu uma placa alusiva à data. “A iniciativa da Assembleia representa o reconhecimento da sociedade ao nosso trabalho, que fazemos com carinho e profissionalismo”, declarou. Durante a cerimônia, a Banda de Música da Aeronáutica tocou os hinos Nacional, de Pernambuco e do Aviador.