Moradoras de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional, participaram da Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti nesta quinta (24). A iniciativa permite que mulheres de diferentes municípios pernambucanos passem um dia na Alepe, acompanhando as atividades legislativas, explorando a arquitetura e a história do Parlamento pernambucano e, ainda, conhecendo formas de ampliar e fortalecer a participação feminina nos espaços de poder.
O grupo veio a convite da deputada Alessandra Vieira (PSDB), que saudou as visitantes em discurso durante a Reunião Plenária. “Nunca fomos tantas na Casa de Joaquim Nabuco: hoje temos dez deputadas atuando nesta Casa, o dobro da quantidade de 2014. Um número que chega a 20% dos parlamentares e está acima da média de outras Assembleias, que é de 15%”, revelou. “Mas temos muito ainda que lutar por nossas mulheres brasileiras e pernambucanas. Eu digo a vocês: acreditem na política. Na Casa do Povo pernambucano, posso garantir, todas vocês têm vez e voz”, completou.
A experiência foi elogiada por Aline Marlene da Silva, funcionária da Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Capibaribe. “Vale muito a pena vir à Alepe e conhecer todo o trabalho dos deputados, que vai muito além dos discursos na tribuna”, afirmou a profissional, que deseja ver mais representatividade feminina nos espaços políticos. “Ainda temos um longo caminho a percorrer para atingirmos a equidade de gênero. Para isso, é importante que as mulheres apoiem umas às outras”, defendeu.
Pela manhã, o grupo conheceu um pouco da história do Parlamento pernambucano e do Palácio Joaquim Nabuco por meio da exposição da Superintendência de Patrimônio Histórico da Alepe. Em seguida, as mulheres puderam acompanhar os debates da Reunião Plenária.
À tarde, fechando a programação, houve um momento de troca de experiências entre as participantes, a deputada Alessandra Vieira e os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe Klemerson Ferreira (PSDB), Nailson Ramos (PMDB) e Jéssyca Cavalcanti (PTC), esta última a única representante mulher da Câmara Municipal. O grupo ouviu, por fim, as experiências de Áurea Cavalcanti, corretora de seguros que ganhou, em 2007, um prêmio nacional sobre empreendedorismo feminino.
“Nós, mulheres, enfrentamos mais desafios do que os homens no mercado de trabalho e no mundo dos negócios. Vivi experiências em que o comprador preferiu esperar meu marido chegar para negociar a mercadoria, porque não confiou em mim”, relatou, convocando as mulheres a não se intimidar. “Somos fortes e precisamos acreditar em nós”, disse.
Ação Formativa – Este ano, a Casa já recebeu cidadãs de Caruaru (Agreste Central) e do distrito de Tejucupapo, em Goiana (Região Metropolitana do Recife). A ação foi criada por meio da Resolução nº 1.375/2016, proposta pela deputada Simone Santana (PSB). O nome homenageia a primeira deputada estadual de Pernambuco, Adalgisa Cavalcanti, cujo mandato se iniciou em 1945.