João Paulo critica aumento da dívida pública e cortes no orçamento federal

Em 02/10/2019 - 16:10
-A A+
PREJUÍZO - “Dívida serve como desculpa para a austeridade. Enquanto isso, investimentos estão reduzidos.” Foto: Roberto Soares

PREJUÍZO – “Dívida serve como desculpa para a austeridade. Enquanto isso, investimentos estão reduzidos.” Foto: Roberto Soares

O aumento da dívida pública brasileira e os recentes cortes orçamentários feitos pelo Governo Federal foram criticados pelo deputado João Paulo (PCdoB), na Reunião Plenária desta quarta (2). Para o parlamentar, a política econômica do presidente Jair Bolsonaro prioriza o mercado financeiro, o que acaba prejudicando a população mais pobre.

“A dívida pública serve como desculpa para a austeridade. Enquanto isso, os investimentos estão reduzidos em universidades, escolas, hospitais, rodovias, portos, aeroportos, além da contratação de profissionais como médicos, professores e policiais”, pontuou o comunista.

O deputado citou dados do Banco Central mostrando que a dívida pública brasileira chegou a R$ 5,6 trilhões em agosto, o que corresponde a 79,8% do Produto Interno Bruto (PIB) – número recorde na série histórica registrada desde dezembro de 2006. 

“Países desenvolvidos como Estados Unidos e Japão, por exemplo, têm dívidas públicas consideráveis e nem por isso dizemos que essas nações estão quebradas”, observou. “Aqui, o Governo destina cerca de 40% do orçamento para a dívida pública e, com o pagamento de juros, nem o valor é quitado, nem os investimentos em áreas prioritárias são retomados.”

Evento – João Paulo também usou a tribuna para convidar os colegas e a população para a audiência pública da Frente Parlamentar sobre os Impactos da Quarta Revolução Industrial em Pernambuco com o tema “Escravidão Digital e o Futuro do Trabalho”. O encontro está marcado para a próxima terça (8), às 9h, no Auditório Ênio Guerra (4º andar do Anexo I), na sede do Poder Legislativo.