
VISITA – Alunos de 3º ano do Ensino Médio conheceram a Casa a convite do deputado Clodoaldo Magalhães. Foto: Roberto Soares
Na manhã desta quinta (26), a Alepe recebeu alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor João Barbosa de Almeida, do município de São Vicente Férrer (Mata Norte), para uma Aula de Cidadania. A atividade, que integra o Projeto Conhecendo a Assembleia de Perto, foi realizada a convite do deputado Clodoaldo Magalhães (PSB). O grupo aprendeu como funciona o Poder Legislativo e pôde assistir a uma Reunião Plenária.
“Espero que vocês possam sair daqui entendendo um pouco mais o papel dos deputados estaduais”, discursou Magalhães na tribuna. Ele ainda contou ter participado da conquista de uma quadra poliesportiva para a unidade de ensino. “O terreno foi desapropriado e o projeto avançou, devendo entrar no próximo lote de licitação do Estado para que seja iniciada, efetivamente, a construção. Vai ser uma melhoria importante na infraestrutura do colégio.”
Comandando a sessão, o presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), também saudou os visitantes. “Espero que vocês conheçam melhor este Poder e possam levar esse aprendizado ao seu município, além de fazerem as críticas construtivas para que nós, deputados, possamos aperfeiçoar ainda mais o trabalho realizado em prol de todos os pernambucanos e pernambucanas”, afirmou.
O professor de Português Luzivânio de Oliveira destacou que passar o dia na Assembleia foi muito importante para os alunos. “Eles puderam sentir na prática como funciona o dia a dia do Poder Legislativo, e a experiência certamente trará novas perspectivas de vida para a turma”, acredita.
Também o estudante Vinícius Nunes elogiou a iniciativa da Casa e lamentou que, no cotidiano, as pessoas normalmente não se importem com o que ocorre no Legislativo. “Hoje aprendemos muito sobre o funcionamento da Assembleia e esse conhecimento poderá despertar em alguns o gosto pela política.”
No Plenário, representantes da escola foram presenteados com livros sobre Luiz Gonzaga (O Matuto que Conquistou o Mundo e A Luz dos Sertões), além de obras sobre o Museu Palácio Joaquim Nabuco, sede histórica da Alepe.