
PRESENÇA – Cerca de 250 alunos, professores, gestores educacionais e moradores da cidade participaram do encontro. Foto: Roberta Guimarães
Depois de passar por Timbaúba, na Mata Norte, e Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, o Alepe dos Municípios chegou à Mata Sul pernambucana. Aproximadamente 250 estudantes, professores, gestores educacionais e moradores de Ribeirão participaram do projeto nesta segunda (16), no auditório da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) João Lopes de Siqueira Santos, na Vila Cohab, bairro do município.
Com atividades pedagógicas e lúdicas, a iniciativa da Assembleia, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, aproxima o Legislativo da sociedade e explica as atividades e atribuições dos deputados estaduais. Por meio de palestras e exibição de vídeos, técnicos de áreas como a Consultoria Legislativa e a Ouvidoria da Casa interagiram com os participantes durante toda a tarde. Os canais disponíveis para que a população acompanhe os trabalhos dos parlamentares – a exemplo das redes sociais e da TV Alepe – foram mostrados detalhadamente e a Ouvidoria recolheu manifestações da população, entre sugestões, denúncias e pedidos de informações, que serão encaminhados ao setores correspondentes.
Para a gestora e professora da Escola João Lopes de Siqueira Santos, Elma Tomaz da Silva, o projeto é de muita importância para os alunos. “Eles precisam conhecer os seus direitos, os deveres, e a Alepe traz esse conhecimento para dentro da escola”, disse. A professora Maria Fernandes, da Escola Estadual Padre Américo Novaes (Epan), reforçou esse sentimento. “A Assembleia chega até a população, até a escola e os alunos, que necessitam saber como ela funciona.”

MASTER LEGIS – Vencedor foi o estudante Tiago da Silva Rodrigues Júnior, da Erem João Lopes de Siqueira Santos. Foto: Roberta Guimarães
Mais uma vez, um dos momentos mais esperados do Alepe nos Municípios foi o Master Legis, um jogo de perguntas e respostas sobre o Poder Legislativo e as atribuições dos parlamentares. Com participação de estudantes de três escolas (as duas já citadas e a Joaquim Nabuco), o vencedor foi o estudante Tiago da Silva Rodrigues Júnior, 18 anos, da Erem João Lopes de Siqueira Santos, que acertou sete de um total de 11 perguntas. Além de conhecimentos, ele levou para casa um troféu, o certificado de participação e um tablet. “Nós, cidadãos aqui do Interior, temos o direito de enviar nossas ideias de leis, de querer as nossas causas, de saber o que se passa. Ficamos muito gratos em saber que podemos fazer isso”, declarou.
O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), destacou a importância de o Poder Legislativo manter essa aproximação com a população, com ações nos municípios envolvendo o corpo técnico da Casa. “Os deputados da Assembleia, em vez de ficarem restritos à sede, no Recife, tomaram a iniciativa de ir ao encontro das pessoas nas cidades, por meio do Alepe nos Municípios, com seu corpo técnico mostrando claramente as atribuições da instituição.”
Além de Medeiros, participaram do encontro o deputado Clovis Paiva (PP), a vice-prefeita de Ribeirão, Karol Paiva, vereadores e integrantes do Conselho Tutelar. A próxima edição do projeto será nesta quarta (18), no município de Belém de Maria, também na Mata Sul.