Reunião Solene: militante da causa LGBT recebe Título de Cidadã de Pernambuco

Em 11/09/2019 - 21:09
-A A+
Reunião Solene de entrega do Título de Cidadã de Pernambuco a Iris de Fátima da Silva

RECONHECIMENTO – Iniciativa da homenagem a Íris de Fátima da Silva partiu do deputado Isaltino Nascimento. Foto: Jarbas Araújo

A ex-diretora do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde e Seguridade Social e militante da causa LGBT em Pernambuco Íris de Fátima da Silva foi a primeira lésbica a receber o Título de Cidadã de Pernambuco da Assembleia Legislativa. A Reunião Solene para entrega da honraria, proposta pelo deputado Isaltino Nascimento (PSB), ocorreu na noite desta quarta (11).

Natural de João Pessoa, na Paraíba, Íris é de origem humilde. Filha de uma lavadeira e sem registro paterno, foi faxineira, morou de favor, pintou casas e trabalhou em confecção de tecidos, entre 1986 e 1991, quando foi aprovada em concurso público e passou a trabalhar na Maternidade Bandeira Filho, no Recife. No espaço da saúde, percebeu a dificuldade dos funcionários em saber lidar com as necessidades específicas dos pacientes e o preconceito contra o segmento LGBT.

Ela já foi coordenadora do grupo AMHOR (Articulação e Movimento Homossexual do Recife e Região Metropolitana) e é representante do Fórum de Mulheres de Pernambuco. Foi a primeira pessoa do movimento lésbico a pautar as dificuldades no tratamento dos LGBTs no SUS. Fez parte do primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), difundindo o Dia da Visibilidade Lésbica.

Íris também é uma das fundadoras do Fórum LGBT de Pernambuco e hoje compõe a coordenadoria LGBT do Estado. Como fundadora do Fórum, organiza a Parada da Diversidade de Pernambuco desde a primeira edição. Atualmente, coordena o Interinstitucional Prolesbi e Mulheres Bissexuais, vinculado à Secretaria Estadual da Mulher.

“O ativismo político na área da saúde e a defesa robusta e sem tréguas pela causa LGBT têm hoje o reconhecimento da Assembleia Legislativa a essa paraibana radicada no Recife”, pontuou o deputado Tony Gel (MDB), que presidiu a cerimônia.

Isaltino Nascimento destacou que a história de luta e o ativismo político pela saúde e pela causa LGBT, em especial pela visibilidade da mulher lésbica no Estado, fazem dessa paraibana uma grande liderança no Estado. “Acompanho o trabalho de Íris há muito tempo e sei que ela é uma referência para o segmento LGBT. Neste momento de confrontação política, essa homenagem da Assembleia ganha um significado maior”, salientou.

A homenageada agradeceu a iniciativa da Casa. “Para mim é uma alegria, mas também uma grande responsabilidade. Sinto o reconhecimento do Legislativo à minha luta em favor da causa LGBT”, ressaltou. Isaltino Nascimento também presenteou a homenageada com uma pintura.

Durante a reunião, houve algumas intervenções e homenagens. A mestra em Antropologia Ana Carla Lemos, que estuda os movimentos de lésbicas em Pernambuco, recitou uma poesia. Também foram realizadas duas perfomances musicais das cantoras Cristiane Falcão e Lully Queiroz.