Reunião Solene: Portugal e EUA são agraciados com Prêmio País Amigo de Pernambuco

Em 03/09/2019 - 20:09
-A A+
Reunião Solene de entrega do Prêmio País Amigo de Pernambuco aos Estados Unidos e Portugal

RECONHECIMENTO – Representantes das duas nações reverenciadas pela Alepe receberam medalha e diploma. Foto: Jarbas Araújo

Os vencedores da edição 2019 do Prêmio País Amigo de Pernambuco, concedido anualmente pela Assembleia Legislativa, receberam o título em Reunião Solene na Casa, na noite desta terça (3). Das cinco nações indicadas pelos parlamentares para a disputa, os Estados Unidos da América (EUA) e a República Portuguesa foram os escolhidos pela Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe.

Para conquistar a comenda, é preciso atender a dois critérios previstos na Resolução n° 1434/2017. Entre eles, estão possuir consulado, embaixada, escritório consular ou centro cultural em Pernambuco, assim como desenvolver ações que beneficiem o Estado nas áreas ambiental, cultural, educacional, comercial, econômica ou social.

A indicação dos EUA partiu da deputada Fabíola Cabral (PP), que destacou a antiguidade do Consulado Geral desse país no Recife – inaugurado em 1815 –, bem como o apoio concedido pela instituição a iniciativas de formação e capacitação de pernambucanos. O suporte ao Programa Ganhe o Mundo, que oferece oportunidades de intercâmbio a estudantes da Rede Estadual de Ensino, e ao Projeto Defensores dos Direitos à Cidadania, que capacita alunos e professores sobre direitos humanos, também foi mencionado. “Precisamos manter essa parceria, que tem gerado bons frutos para o Estado”, salientou a parlamentar.

Portugal, por sua vez, foi indicado pelo deputado Antonio Coelho (DEM). O democrata pontuou a existência de um vice-consulado da nação no Recife e o processo de implantação da Casa de Pernambuco na cidade do Porto. Segundo ele, a ação tem como objetivo realizar intercâmbio artístico e cultural entre o Estado e o município português, sendo uma plataforma para a promoção do turismo e o  fomento aos negócios. “Acredito que esse prêmio da Assembleia irá estimular novos intercâmbios entre Portugal e Pernambuco”, ressaltou, lembrando que  portugueses e brasileiros são dois povos separados por um oceano, mas unidos pela comunhão de uma língua, de uma religião e de laços sanguíneos.

De acordo com o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), mais que um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas representações consulares, a premiação fortalece cooperações internacionais para com o Estado. “A aproximação entre Pernambuco e os dois países homenageados traz ações e investimentos concretos em benefício da população. O reconhecimento confirma a nossa tradição de terra acolhedora”, frisou o parlamentar, que fez abertura da cerimônia. O presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, deputado Romero Albuquerque (PP), assumiu, posteriormente, a coordenação dos trabalhos.

Representando os Estados Unidos, o cônsul John Barret declarou estar honrado com o prêmio. Para o representante diplomático, a iniciativa da Alepe é uma prova de que o consulado está trabalhando, em parceria com instituições e com o Governo de Pernambuco, em busca de benefícios para a população. Em nome de Portugal, o vice-cônsul Marco Ferreira de Melo agradeceu a honraria ao Legislativo Estadual e revelou que, a partir de agora, aumenta o compromisso por novas realizações e intercâmbios.

Os países homenageados receberam uma medalha e um diploma alusivos à premiação. Na primeira edição do Prêmio País Amigo de Pernambuco, em 2018, a Alepe agraciou a Alemanha e o Japão.