Erick Lessa repercute audiências públicas da Comissão de Desenvolvimento Econômico

Em 29/08/2019 - 13:08
-A A+
COMPROMISSO - Parlamentar salientou que encontros dão mostra de que o colegiado está trabalhando com afinco para poder dar respostas à sociedade. Foto: Roberto Soares

COMPROMISSO – Parlamentar salientou que encontros dão mostra de que o colegiado está trabalhando com afinco para poder dar respostas à sociedade. Foto: Roberto Soares

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Delegado Erick Lessa (PP), usou a tribuna, na Reunião Plenária desta quinta (29), para fazer um balanço das duas audiências públicas realizadas pelo colegiado nesta semana. O primeiro encontro ocorreu na última terça (27), em Caruaru (Agreste), e teve o objetivo de discutir medidas estruturadoras de prevenção a incêndios na Feira da Sulanca. O segundo aconteceu nessa quarta (28), na Assembleia, e contou com a participação do superintendente do Banco do Nordeste (BNB) no Estado, Ernesto Lima Cruz, que anunciou a expansão de investimentos em Pernambuco.

Segundo o parlamentar, na audiência sobre a Feira da Sulanca, foi apresentado relatório do Corpo de Bombeiros com detalhes da última ocorrência registrada no local, no dia 6 de maio deste ano. Lessa lamentou a ausência de representantes da gestão municipal durante o encontro. Também lembrou que os comerciantes foram muito prejudicados e que a clientela tem diminuído desde então. “As pessoas não se sentem seguras para frequentar o local, e o Corpo de Bombeiros alertou que, se nada for feito, um incêndio de graves proporções poderá ocorrer”, salientou, cobrando da Prefeitura de Caruaru o reordenamento do espaço.

Em aparte, Tony Gel (DEM) afirmou que o Governo do Estado já comprou uma área para realocar a feira, sem custos para os sulanqueiros, mas o que se apurou em uma pesquisa é que eles não querem sair do local. “Não vejo uma forma de organizar o espaço atual. A Prefeitura tem de resolver esse impasse”, disse. Já Romário Dias (PSD) cobrou uma medida emergencial para não prejudicar ainda mais os feirantes e a população. “Os poderes públicos precisam encontrar uma solução”, frisou.  Waldemar Borges (PSB) ressaltou a importância de o colegiado estar acompanhando a questão, e João Paulo (PCdoB) pontuou que o reforço na segurança é muito importante para a continuidade da feira.

APARTE - Romário Dias parabenizou a iniciativa do colegiado, lembrando “que a Alepe precisa divulgar essa informação”. Foto: Roberto Soares

APARTE – Romário Dias parabenizou a iniciativa do colegiado, lembrando “que a Alepe precisa divulgar essa informação”. Foto: Roberto Soares

Em relação à audiência pública sobre os investimentos do BNB em Pernambuco, Lessa relatou que o encontro teve como resultado a criação de um grupo de trabalho (GT) que vai ajudar na articulação entre a instituição, as empresas e o Governo do Estado na busca por investimentos. Segundo o deputado, os recursos aplicados pelo banco podem chegar a R$ 18 bilhões até 2021.“Percebemos uma disposição de fomentar o desenvolvimento de Pernambuco”, enfatizou. 

O parlamentar salientou que a realização dos dois encontros é uma mostra de que a Comissão está trabalhando com afinco para poder dar respostas à sociedade. Em aparte, Romero Sales Filho (PTB), que foi escolhido coordenador do GT do Banco do Nordeste, afirmou “que o grupo pode ajudar a tornar mais eficiente o caminho para executar as ações”. Romário Dias parabenizou a iniciativa do colegiado, lembrando “que a Alepe precisa divulgar essa informação”.

HomenagemAinda em seu pronunciamento, Erick Lessa anunciou um Voto de Congratulações à Rádio Cultura do Nordeste pelos 61 anos de existência e serviços prestados à população de Caruaru e do Interior do Estado. A emissora comemora o aniversário no próximo dia 31 de agosto. “A rádio desponta como veículo de comunicação de relevância social e política para toda a região”, comemorou.