Os 100 anos de fundação do Jornal do Commercio foram comemorados em Reunião Solene na Assembleia Legislativa, na noite desta terça (14). Integrante do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), do qual também fazem parte a Rádio Jornal, a TV Jornal, o Portal NE10, entre outros veículos, o JC é considerado o maior periódico do Estado e um dos principais do País. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Tony Gel (MDB), que destacou a missão de “levar informação e entretenimento ao público, pautando-se pela defesa da democracia, da justiça social e da livre iniciativa”.
O JC, fundado pelo jornalista, empresário e político paraibano F. Pessoa de Queiroz, teve seu primeiro exemplar vendido no dia 3 de abril de 1919. Em 1948, ele inaugurou a Rádio Jornal do Commercio; em 1951, a interiorização desse meio de comunicação teve início com a Rádio Difusora de Caruaru. Já em 1960, a TV Jornal do Commercio foi a primeira emissora de televisão de Pernambuco. Tony Gel lembrou que o empresário João Carlos Paes Mendonça, à frente do Grupo JCPM, assumiu o Jornal do Commercio em 1987, com a missão de revitalizar todos os veículos desse sistema de comunicação. A versão digital, o JC Online, surgiu em 2011.
“O JC figura entre os periódicos de maior credibilidade do Brasil e já conquistou muitos dos principais prêmios nacionais, como o Esso Regional Nordeste, Fiat Allis, Vladimir Herzog, Imprensa Embratel, Unisys e José Reis de divulgação científica, entre outros”, prosseguiu o parlamentar, salientando que a publicação também é recordista do Prêmio Cristina Tavares, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope). O jornal também possui a maior carteira de assinantes do Estado.
Tony Gel ainda reverenciou a dedicação dos funcionários do jornal, entre eles o mais antigo, o motorista Reginaldo Araújo. O deputado entregou uma placa comemorativa em alusão à data ao empresário João Carlos Paes Mendonça e o parabenizou “pela coragem, dinamismo e perseverança”, assim como todos os que fizeram e fazem o centenário JC.
A cerimônia foi comandada pelo presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PP). “A Alepe faz esta merecida homenagem a todo o Sistema Jornal do Commercio pelo centenário de sua prestigiosa publicação. Temos certeza de que, ainda por muitos e muitos anos, o JC continuará representando o jornalismo ético e responsável e sendo relevante para toda a sociedade pernambucana”, expôs Medeiros.
Em discurso, Paes Mendonça recordou o período em que adquiriu o Jornal do Commercio. “O que poderia ser motivo de desânimo, foi para mim, naquela época, um desafio, uma motivação, um novo impulso. A imensa dificuldade colocou diante de mim a difícil tarefa de recuperar o JC e fazer dele uma referência em credibilidade e qualidade da informação. Àquela altura, meu compromisso já era dos mais sérios. Desistir significava fracassar. E fracassar significava sepultar um pedaço de nossa história”, explanou. O empresário agradeceu a homenagem à Alepe e, em especial, ao deputado Tony Gel.
Além de Eriberto Medeiros e de Paes Mendonça, compuseram a mesa dos trabalhos a vice-governadora Luciana Santos; o desembargador Jones Figueiredo, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); o corregedor-regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Carlos Rebêlo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Marcos Loreto; e o professor José Guido Corrêa, representando a Universidade de Pernambuco (UPE). O Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Assembleia, executou músicas durante a solenidade.