
INTERCÂMBIO – A visita teve o objetivo de estreitar as relações do Legislativo Estadual com a República Portuguesa, escolhida neste ano, pela Assembleia, para ser agraciada com o Prêmio País Amigo de Pernambuco. Foto: Nando Chiappetta
O presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, deputado Romero Albuquerque (PP), e o vice-líder do Governo, deputado Diogo Moraes (PSB), receberam, nesta terça (7), o vice-cônsul Geral de Portugal em Recife, Marco Ferreira de Melo. A visita do diplomata teve o objetivo de estreitar as relações do Poder Legislativo Estadual com a República Portuguesa, escolhida neste ano, pela Assembleia, para ser agraciada com o Prêmio País Amigo de Pernambuco.
“A honraria é o reconhecimento pelo trabalho e pelas relações estabelecidas pela comunidade portuguesa com Pernambuco até o momento e, também, um incentivo para que o intercâmbio entre os países se torne cada vez mais forte”, afirmou o vice-cônsul. Portugal, assim como os Estados Unidos da América, foi eleito pela Comissão de Assuntos Internacionais por desenvolver projetos e ações que beneficiam o Estado nas áreas ambiental, cultural, educacional, comercial, econômica ou social. A premiação será oficialmente entregue em agosto, em Reunião Solene na Alepe.
Outro assunto tratado no encontro foi a Casa de Pernambuco, em processo de implantação na Cidade do Porto, em Portugal. Segundo Melo, o espaço físico – construído em terreno cedido pela Universidade do Porto – já está concluído, restando apenas definições relativas ao modo de operação do empreendimento. Compreendido em parceria pelo Governo do Estado, Prefeitura do Recife e comunidade portuguesa, o local servirá para divulgar a cultura e, também, para impulsionar parcerias econômicas entre Pernambuco, Portugal e outras nações europeias.
“À frente da Comissão de Assuntos Internacionais, vamos fazer o possível para que a Casa de Pernambuco comece a operar o mais rápido possível, funcionando como uma vitrine das riquezas culturais e das nossas potencialidades econômicas”, afirmou Albuquerque. Moraes, por sua vez, destacou a importância da troca de experiências entre as localidades. “Portugal enfrentou, há alguns anos, uma crise econômica desafiadora, e graças a políticas corretas e criatividade, conseguiu superar este momento e avançar. Este diálogo é enriquecedor para nós”, afirmou.