
EVENTO – O deputado Marco Aurélio Meu Amigo propôs homenagem à instituição e entregou placa comemorativa ao general Marco Antônio Freire Gomes. Cerimônia foi coordenada pelo presidente Eriberto Medeiros. Foto: Breno Laprovitera
Reunião Solene em homenagem aos 371 anos do Exército Brasileiro, comemorados em 19 de abril, foi realizada na noite desta terça (23), na Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB). A data se refere à primeira Batalha dos Guararapes, travada em 19 de abril de 1648, quando portugueses, negros e índios – povos que deram origem à nação brasileira – venceram o Exército holandês no Monte dos Guararapes, na então Capitania de Pernambuco.
“As Forças Armadas significam a garantia de nossa soberania nacional, bem como a preservação dos Poderes constitucionais e da lei e da ordem, salvaguardando os interesses pátrios e cooperando com o desenvolvimento do País”, enfatizou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), que coordenou a cerimônia.
Com o lema “Braço Forte, Mão Amiga”, o Exército também atua em ações sociais, como na distribuição de água potável para as populações do Semiárido nordestino, empregando mais de seis mil carros-pipa com essa finalidade. “O Dia do Exército Brasileiro, portanto, é motivo de orgulho para todos nós e foi instituído para celebrar esse triunfo que consolidou a unidade nacional”, prosseguiu Medeiros.
Para Marco Aurélio Meu Amigo, a história do Exército se confunde com a do Brasil e vice-versa: “Podemos afirmar que a formação da nacionalidade brasileira tem a impressão digital dessa força terrestre”. O parlamentar lembrou episódios do passado nos quais a instituição esteve presente, como a demarcação definitiva das fronteiras do País; o fim da escravidão; a Proclamação da República; e a Segunda Guerra Mundial. Nos dias atuais, citou a atuação da força na pacificação de áreas conturbadas para “garantir a lei e a ordem” e na fronteira do Estado de Roraima com a Venezuela.
O comandante militar do Nordeste, general Marco Antônio Freire Gomes, recebeu uma placa comemorativa da Assembleia em alusão à data. O militar agradeceu a honraria: “Recebemos essa homenagem com muita honra e alegria, afinal, estamos aqui na Casa do Povo, e isso é um sinal de que a população pernambucana tem um apreço especial pelo Exército”.
Autoridades da Marinha e da Aeronáutica, representantes do Poder Judiciário, entre outros, também compareceram à Reunião Solene. Ainda participaram integrantes da Banda de Música do Comando Militar do Nordeste e da Orquestra Criança Cidadã.