
REIVINDICAÇÃO – Deputado informou que a promoção automática para o posto de cabo é prevista em lei. Foto: Roberto Soares
A promoção dos soldados da Polícia Militar que completaram dez anos dentro da corporação neste mês de março foi cobrada pelo deputado Delegado Erick Lessa (PP), no Grande Expediente desta terça (12). A promoção automática para o posto de cabo dos soldados que não a tenham obtido é prevista pela Lei Complementar nº 320/2015.
“A progressão funcional é muito importante para que os profissionais da segurança pública sejam motivados e possam se sentir parte do Pacto pela Vida”, considerou Lessa. “Houve redução de 23% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no ano passado, e o trabalho dos profissionais de segurança pública – principalmente dos soldados da Polícia Militar – é muito significativo para esse resultado”, ressaltou. O parlamentar anunciou que enviará um ofício à Secretaria Estadual de Defesa Social cobrando a promoção.
A solicitação foi apoiada pelos deputados Adalto Santos (PSB) e Joel da Harpa (PP) em apartes. “O que deve estar ocorrendo é uma questão burocrática, e os companheiros devem ser promovidos nos próximos dias”, avaliou o progressista, que ainda lembrou que a Lei 320 prevê a promoção automática dos cabos que tenham alcançado 20 anos como policiais militares.
“Antes, o que a gente via era um soldado chegar a 25 anos de serviço e não ter oportunidade de ascender dentro da corporação. Após a luta das associações militares, já queremos melhorar essa lei”, afirmou Joel da Harpa. Segundo ele, a reivindicações dos militares é que o intervalo de dez anos seja diminuído, permitindo até mesmo chegar à carreira única, em que um policial poderia entrar como soldado e chegar a coronel.