Simone Santana comemora recorde de mulheres eleitas para Congresso dos EUA

Em 07/11/2018 - 17:11
-A A+
Foto da deputada Simone Santana falando ao microfone na tribuna da Alepe.

ANÁLISE – Deputada defendeu que o resultado sirva de exemplo para a política brasileira. Foto: Roberto Soares

A eleição para o Congresso dos Estados Unidos, que aconteceu nessa terça (6), mereceu comentários da deputada Simone Santana (PSB) durante a Reunião Plenária desta quarta (7). Presidente da Comissão de Defesa da Mulher, a socialista destacou o bom desempenho feminino nas urnas e o número recorde de candidatas escolhidas para o Legislativo daquele país. As eleitas devem ocupar 100 das 435 cadeiras da Câmara dos Deputados estadunidense no ano que vem.

O pleito também elegeu as primeiras parlamentares de origem muçulmana e indígena dos EUA e, em alguns estados, alcançou resultados históricos – como em Massachusetts (que escolheu a primeira negra), no Tennessee (a primeira senadora), no Texas (onde venceram as primeiras hispânicas) e em Dakota do Sul e no Maine (que, pela primeira vez, serão governados por mulheres).

Simone Santana citou análises publicadas na imprensa estrangeira que relacionam os resultados das urnas ao crescimento dos movimentos de mulheres nos EUA. Nos últimos dois anos, elas vêm se articulando em oposição a posicionamentos misóginos do presidente Donald Trump.

A deputada defendeu que o resultado sirva de exemplo para a política brasileira. “Depois de a nossa campanha ter trazido à tona preconceitos de toda sorte, os norte-americanos nos mostram que a saída na política deve ser o fortalecimento das mulheres”, avaliou. “Nós seremos definidos pelas nossas esperanças, não pelos nossos medos”, concluiu, citando o discurso da deputada eleita por Massachusetts Ayanna Presley.

Confira reportagem especial sobre as mulheres nas eleições 2018