
SOLENE – A homenagem foi proposta pelo deputado Francismar Pontes. Foto: Alepe
O secretário de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista, Augusto Costa, recebeu, nesta terça (4), em uma Reunião Solene, o Título de Cidadão de Pernambuco. A homenagem foi proposta pelo deputado Francismar Pontes (PSB). José Augusto da Costa nasceu em Tangará, Rio Grande do Norte e, em 1980, mudou-se para Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), para trabalhar como empresário da construção civil.
Em 1983, Costa foi morar na Comunidade do Tururu, em Paulista (RMR), onde reside até hoje. O bairro foi formado a partir de um terreno doado pelo então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Camara. No local, ele construiu uma mercearia e depois um supermercado. Em 1985, o homenageado assumiu a presidência da Associação dos Moradores do Tururu, na qual permaneceu por três gestões. Ao longo dos últimos 30 anos, ele participou ativamente de entidades comunitárias e de movimentos sociais, coordenando projetos idealizados por Dom Helder, entre os quais o “Operação Esperança”, relacionado ao assentamento de trabalhadores rurais.
Em 1997, Costa foi chamado para a secretaria de Articulação Política do Paulista. No ano 2000, como primeiro suplente de vereador, assumiu a titularidade e, em 2003, se tornou chefe de gabinete do prefeito. Em seu terceiro mandato, encontra-se atualmente licenciado da vereança para ocupar a secretaria.
“Suas campanhas e projetos sociais já beneficiaram mais de 25 mil crianças, adolescentes, adultos e idosos. Em reconhecimento a essas ações, a Assembleia o distingue como cidadão pernambucano”, destacou o presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PP), que coordenou a solenidade. “Por sua íntima relação com o povo pernambucano, Estado responsável por sua formação e constituição de família, esta homenagem se configura um justo e devido reconhecimento”, frisou Francismar Pontes. Augusto Costa afirmou que estava honrado em receber a honraria da Assembleia. “Me sinto lisonjeado e privilegiado com essa iniciativa”, salientou.