Ação formativa incentiva cidadãs de Rio Formoso a participar da política

Em 15/08/2018 - 18:08
-A A+
Mulheres na Tribuna - Adalgisa Cavalcanti com participantes do município de Rio Formoso

ATIVIDADE – Mulheres foram recebidas pela deputada Simone Santana, presidente da Comissão de Defesa da Mulher, que coordena iniciativa. Foto: Roberto Soares

Mulheres do município de Rio Formoso, na Mata Sul, participaram, nesta quarta (15), na Assembleia Legislativa, da Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti. A iniciativa é coordenada pela deputada Simone Santana (PSB), presidente da Comissão de Defesa da Mulher. Para a parlamentar, a Alepe deu um passo importante ao aproximar o segmento feminino do Poder.

Segundo a deputada, essa é uma forma de estimular as mulheres a participar da vida pública. “Motivá-las a atuar no dia a dia de suas comunidades, de seus municípios, representando o Estado aqui na Assembleia e no Congresso. Esse é um movimento que tem crescido e que a gente tem incentivado muito.”

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Rio Formoso, Nádia Gomes, acredita que o conhecimento sobre o cotidiano da Alepe facilita o empoderamento feminino em relação à prática política. “Essa realidade do Parlamento, do Governo do Estado, é muito distante do município. Então, nós trouxemos aqui mulheres que não têm integração mínima com a política.”

A técnica de enfermagem Josenilda Castro comemorou a visita afirmando ser importante que as mulheres conheçam de perto o funcionamento da Casa de Joaquim Nabuco. “No passado, nós, mulheres, não tínhamos a oportunidade de poder colocar nossos pés dentro de uma Assembleia Legislativa. E hoje abriram-se essas portas e é muito bom.”

As participantes também visitaram as instalações da Casa e assistiram a palestras sobre a história da Alepe, as rotinas parlamentares, o empoderamento feminino no meio político, a mulher negra e os espaços de poder. De acordo com Beatriz Vidal, gerente de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres na Secretaria Estadual da Mulher, é preciso abordar o tema, uma vez que a maior parte das mulheres brasileiras são afrodescendentes. “Não adianta falar sobre o empoderamento da mulher sem dar esse recorte referente às mulheres negras, pois há todo um histórico específico.”

Tribuna – Pela manhã, durante a Reunião Plenária, Simone Santana registrou que é a primeira vez que o projeto recebe cidadãs da Mata Sul. No município de Rio Formoso, não há mulheres no Poder Legislativo. “Não estamos questionando a competência de nenhum dos homens eleitos, mas falando de representatividade. As mulheres são mais da metade do eleitorado”, destacou.

A Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti é uma atividade desenvolvida pela Comissão de Defesa da Mulher da Alepe com o objetivo de discutir e apontar caminhos para ampliar a participação feminina na política.