
ACIDENTES DE MOTO – Parlamentar destacou que unidade foi responsável por quase metade das cirurgias ortopédicas do Estado, nos primeiros meses do ano. Foto: Roberto Soares
O elevado número de feridos em acidentes de moto tem provocado uma crise no hospital universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão do São Francisco, alertou, nesta quarta (27), o deputado Odacy Amorim(PT). Segundo o petista, a unidade foi responsável por quase metade das cirurgias ortopédicas nos primeiros meses do ano em Pernambuco, embora disponha de dez vezes menos leitos que as grandes unidades hospitalares da Região Metropolitana do Recife.
O parlamentar informou que a situação foi levada pela Univasf ao Ministério Público Federal, a outras autoridades e entidades fiscalizadoras. Amorim pediu que a rede de estadual ofereça suporte no atendimento aos acidentados e que o Governo Federal libere recursos para ajudar a resolver o problema. “A Presidência da República tomou a decisão de congelar os investimentos, mas o que nós precisamos é de mais dinheiro para a saúde”, comentou. “A equipe tem feito cirurgias durante a madrugada mas não dá conta de tanta demanda”.
O deputado relatou que a circunstância tem provocado consequências para além do hospital universitário. De acordo com ele, as macas e os respiradores das ambulâncias que transportam acidentados têm sido deixados no centro hospitalar, porque os de que dispõe a unidade já não são suficientes para o número de vítimas. Algumas prefeituras, disse o petista, têm feito o transporte dos pacientes em carros particulares para não terem de ficar sem os aparelhos das ambulâncias. “A situação está sem controle”, resumiu o petista.