
RECONHECIMENTO – Promotor Édipo Soares recebeu homenagem por proposição de Francismar Pontes (e). Guilherme Uchoa presidiu Reunião Solene. Foto: Kerol Correia
O promotor de Justiça Édipo Soares Cavalcante Filho recebeu, na noite desta quarta (16), o Título de Cidadão de Pernambuco em Reunião Solene na Assembleia Legislativa. A honraria concedida ao coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça em Defesa da Saúde (Caop) foi proposta pelo deputado Francismar Pontes (PSB).
Nascido em Fortaleza e formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, Édipo Soares mora no Estado desde 1999, quando assumiu a 2ª Promotoria de Justiça do município de Arcoverde (Sertão). Na Capital cearense, foi delegado da Polícia Civil, cargo exercido até ser convocado pelo Ministério Público de Pernambuco.
O deputado Guilherme Uchoa (PSC), que presidiu a cerimônia, ressaltou que Édipo Soares também atuou nas Promotorias de Salgueiro, São Bento do Una, Caruaru, entre outras cidades pernambucanas. “A esse cearense, com tantos anos dedicados ao nosso Estado e sempre atento à responsabilidade na aplicação da legislação vigente, a Assembleia confere o Título de Cidadão de Pernambuco”, elogiou Uchoa.
Para Édipo Soares, receber essa homenagem é uma “emoção indescritível”. “São 19 anos neste Estado. Cheguei aqui num carro, com uma caixa de livros, uma mala e um computador. Hoje tenho uma família, um filho, um nome, tudo foi Pernambuco quem me deu”, resumiu.
Francismar Pontes destacou o “trabalho importantíssimo” realizado pelo promotor no Ministério Público. “Dr. Édipo desenvolve uma ação articulada junto às entidades de saúde do Estado, como, por exemplo, o Conselho Regional de Medicina, visando sempre à proteção da saúde dos pernambucanos. Nosso Estado foi quem ganhou com a vinda dele.”