
DESTAQUE – Parlamentar apresentou Voto de Aplausos aos envolvidos com iniciativa para reduzir quantidade de dispositivos descartados de forma inadequada. Foto: Jarbas Araújo
O deputado Zé Maurício (PP) destacou, na Reunião Plenária desta terça (15), a assinatura de um termo de compromisso para implantação do sistema de logística reversa de pilhas e baterias pelo Estado. O presidente da Comissão de Meio Ambiente afirmou que a medida é pioneira na Região Nordeste e anunciou um Voto de Aplausos para todos os envolvidos com a iniciativa, que visa reduzir a quantidade de dispositivos descartados de forma inadequada, permitindo que os componentes possam ser reutilizados e reinseridos na cadeia produtiva.
A assinatura da parceria ocorreu no dia 27 de abril, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com a participação de entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Sindicato do Comércio Varejista de Jaboatão dos Guararapes (Sindcom-Jaboatão) e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Recife (Sinvarejista), entre outras. O parlamentar explicou que, pelo acordo, as entidades parceiras terão pontos de recebimento de pilhas e baterias, que serão encaminhadas para a empresa recicladora Green Eletron. Depois de separada a capa metálica, o resíduo é recuperado e transformado em zinco novamente, podendo ser utilizado na indústria e na confecção de novos produtos.
De acordo com o deputado, o acordo é fruto de um trabalho de dois anos de articulação, liderado pela assessoria legislativa da Fecomércio de Pernambuco. Segundo Zé Maurício, será feita uma campanha de conscientização do consumidor para que entenda a importância da ação e saiba a localização dos postos de coleta. “São ações como essa que nos inspiram a continuar acreditando que é possível um diálogo entre o Estado e a iniciativa privada para promoção de um modelo de desenvolvimento inclusivo, sustentável e sustentado, que garanta a utilização moderada e inteligente dos recursos naturais”, enfatizou.