Alemanha e Japão recebem Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco

Em 24/04/2018 - 20:04
-A A+

AÇÃO– Iniciativa foi criada com o objetivo de agraciar e estimular as iniciativas de nações amigas que promovam o desenvolvimento do Estado. Foto: Kerol Correia

Historicamente, a Alemanha e o Japão  estão ligadas ao desenvolvimento do Brasil. Em respeito a essa contribuição, os dois países foram homenageados, nesta terça (24), em Reunião Solene que marcou a primeira concessão do Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco, simbolizado por uma medalha e um diploma. A honraria foi criada em 2017 pelo ex-presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Casa, deputado Joaquim Lira (PSD), que presidiu a cerimônia. O objetivo é agraciar e estimular as iniciativas de nações amigas, que promovam o desenvolvimento do Estado, além de estreitar laços entre os agentes consulares e o Parlamento Estadual.

Na abertura da solenidade, Joaquim Lira destacou que o Parlamento Estadual não poderia deixar de enaltecer essas nações e conceder-lhes a distinção. “Essa homenagem é um reconhecimento à contribuição da Alemanha e do Japão ao desenvolvimento de Pernambuco, principalmente no setor industrial”, frisou.

HONRARIA – Cônsul da Alemanha recebeu indicação da deputada Roberta Arraes (E). Foto: Kerol Correia

Uma das quatro maiores economias do planeta, a Alemanha possui Consulado Geral no Recife desde 1868, concentrando a representação de vários estados do Nordeste. “O aniversário de 150 anos do nosso consulado é uma oportunidade de estreitar relações com este Estado, em que já temos cooperações na área de energias renováveis e na expansão do ensino de alemão em escolas públicas de Pernambuco, entre outras iniciativas”, declarou a cônsul Maria Könning de Siqueira Regueira. Ela recebeu o prêmio por indicação da deputada Roberta Arraes (PP), que destacou a Alemanha como um importante destino do Programa Ganhe o Mundo, do Governo Estadual.

COMENDA – Bispo Ossesio(E) Silva propôs premiação ao cônsul do Japão. Foto: Kerol Correia

 

Por sugestão do deputado Bispo Ossesio Silva (PRB), a Alepe também reconheceu as contribuições do Japão a Pernambuco. Terceira economia mundial, o Brasil conta com a maior comunidade nipônica fora do território japonês: em torno de 1,9 milhão de pessoas, das quais 30 mil estão em Pernambuco. “É a presença desta comunidade que é o alicerce da amizade destes dois povos que estão em pontos tão distantes do mundo” ressaltou o cônsul japonês no Recife, Jiro Maruhashi. Ele destacou que a representação diplomática no Recife, presente na cidade desde 1961, recuperou em 2018 o status de Consulado Geral, quando antes estava apenas como Escritório Consular. “Isso ocorreu em consideração ao potencial econômico do Nordeste”, explicou Maruhashi.

A homenagem da Alepe também incluiu apresentações musicais relativas a cada País. O Quarteto Encore executou o poema sinfônico “Idílio de Siegfried”, do compositor alemão Richard Wagner. Já o grupo de percussão japonesa Ren Taiko Recife, com apresentações nos estilos Kawasuji e Miyake.