
APOIO – Parlamentar defendeu a ampliação e a qualificação da rede estadual de assistência às pessoas com a síndrome.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta segunda (2), foi destaque no pronunciamento de Terezinha Nunes (PSDB) na Reunião Plenária. A deputada, que coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência na Alepe, defendeu a ampliação e a qualificação da rede estadual de assistência às pessoas com a síndrome.
“Hoje é um dia para pensarmos a inclusão das pessoas com autismo, destacando que uma das mais importantes dimensões desse ato é promover a sensação de pertencimento social, ou seja, o indivíduo ter a segurança de que está incluído no coletivo ou, ao menos, perceber esforços para integrá-lo”, pontuou Terezinha, registrando que há cerca de dois milhões de pessoas no Brasil diagnosticadas com o transtorno. “Não há um número exato em Pernambuco e, por isso, é importante a criação de estatísticas censitárias que possam nos mostrar a real dimensão da situação”, argumentou.
Terezinha recomendou, ainda, a criação de uma clínica-escola, equipamento que auxiliaria no diagnóstico precoce do transtorno, que traz, como principais sintomas, a dificuldade de comunicação e de interação social dos indivíduos. “A configuração da rede de atenção às pessoas com autismo em Pernambuco é preocupante, uma vez que os Centros de Atenção Psicossocial não estão capacitados para o atendimento de pessoas com deficiência intelectual, e apenas quatro das 54 residências terapêuticas do Estado são referenciadas nesse serviço”, acrescentou.
Relatório final – Terezinha Nunes informou, ainda, que as demandas de familiares e de indivíduos com transtorno do espectro autista no Estado – e de pessoas com outras deficiências – serão apresentadas à sociedade, às 9h desta terça (3), em reunião da Frente Parlamentar. O conteúdo faz parte do relatório final produzido pelo grupo de trabalho que, há um ano, vem levantando junto à sociedade civil organizada e a setores governamentais os principais problemas a serem superados, a fim de garantir os direitos dessa parcela da população. A relatora é a deputada Laura Gomes (PSB).