Prêmio País Amigo de Pernambuco é destaque entre atividades de Assuntos Internacionais

Em 11/01/2018 - 14:01
-A A+

 

05-18-uniao-europeia-hg-157

CERIMÔNIA – No primeiro semestre de 2017, grupo realizou Reunião Solene para recepcionar a Missão Anual dos Embaixadores da União Europeia. Foto Henrique Genecy/Arquivo Alepe.

A criação do “Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco” foi uma das principais atividades realizadas pela Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe em 2017. A comenda tem por objetivo agraciar nações que desenvolvam projetos nas áreas de cultura, educação, meio ambiente, entre outras, em benefício do Estado. A proposta foi instituída por meio do Projeto de Resolução n.º 834/2016, de autoria do deputado Joaquim Lira (PSD).

A matéria recebeu substitutivo da Comissão de Justiça e foi acatada por unanimidade pelos parlamentares do colegiado. O texto determina a premiação anual de dois países que tenham iniciativas proveitosas para o desenvolvimento pernambucano.

Além da aprovação de projetos, outras atividades marcaram o ano da Comissão de Assuntos Internacionais. No primeiro semestre, o grupo realizou Reunião Solene com o propósito de recepcionar a Missão Anual dos Embaixadores da União Europeia e para comemorar o Dia da África e o Dia da Presença Africana em Pernambuco.

03-30-grande-expediente-especial-rs-557

HISTÓRIA – Grande Expediente Especial homenageou o Dia da Imigração Judaica. Foto: Roberto Soares/Arquivo Alepe

O colegiado ainda realizou Grande Expediente Especial pelo Dia da Imigração Judaica e promoveu palestra sobre os impactos para o Brasil da gestão do presidente norte-americano, Donald Trump. Os trabalhos foram coordenados pelo deputado Bispo Ossesio Silva (PRB), que preside a Comissão.

No primeiro pronunciamento à frente do grupo parlamentar, Bispo Ossesio ressaltou o papel do colegiado. “Esta Comissão é muito importante para as relações de Pernambuco com outros países. Nosso Estado possui o maior número de consulados do Nordeste, e o Recife tem clara vocação internacional.”