A convocação de 359 profissionais de saúde, aprovados em concurso público realizado pelo Estado em 2014, ganhou destaque no pronunciamento do deputado Isaltino Nascimento (PSB) na Reunião Plenária desta quinta (7). Segundo o líder do Governo, o grupo que reforçará o quadro de Pernambuco é formado por 194 profissionais de nível técnico (enfermagem e radiologia) e 165 de nível superior, entre enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas.
“O referido concurso expiraria em dezembro de 2016, mas o governador decidiu prorrogar o certame até o próximo ano. Isso significa que há possibilidade de convocação de mais profissionais em 2018”, informou o parlamentar, destacando que o reforço na saúde pública estadual, desde 2015, foi de 5,9 mil profissionais. “Este movimento feito em Pernambuco está na contramão da realidade nacional, onde o Governo Federal vem atacando o direito de servidores públicos”, acrescentou.
Nascimento pontuou, ainda, outros investimentos da administração estadual na saúde, entre eles a inauguração do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru (Agreste), além das obras do Hospital da Mulher, no mesmo município, e do Hospital Regional do Sertão, em Serra Talhada. “O Estado está investindo, em 2017, quase 22% de sua arrecadação na área de saúde, acima do mínimo exigido, que é de 18%. O objetivo é atender às expectativas da população que mais precisa”, disse o parlamentar, que ressaltou, por fim, investimentos na área de educação.