Odacy Amorim pede reforço no número de vagas do Proupe

Em 29/11/2017 - 18:11
-A A+
QUANTITATIVO - A previsão é de que o programa do Governo do Estado beneficie 4,2 mil estudantes, em 2018. Foto: Roberto Soares

QUANTITATIVO – A previsão é de que o programa do Governo do Estado beneficie 4,2 mil estudantes em 2018. Foto: Roberto Soares

A ampliação do número de vagas do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe) foi solicitada pelo deputado Odacy Amorim (PT), na Reunião Plenária desta quarta (29). Segundo o petista, estão previstas para 2018 cerca de 4,2 mil oportunidades, mas seriam necessárias pelo menos 5,5 mil bolsas para atender à demanda existente nos 13 polos do Estado, que oferecem cursos universitários custeados pelo programa.

“Cada vaga no Proupe custa apenas R$ 500 por mês para o Governo Estadual, ou até menos”, ressaltou Amorim. Segundo o parlamentar, reforçar o número de bolsas também seria essencial para garantir a saúde financeira das autarquias municipais sem fins lucrativos, que fazem parte do programa.

“O Proupe já chegou a ter 13 mil vagas entre 2014 e 2015, e hoje tem menos de um terço disso. O Governo deveria ter um cuidado especial com as autarquias, que têm um papel fundamental no desenvolvimento de cada região do Estado”, considerou o deputado do PT.

Rio Pajeú – Odacy Amorim também registrou que a Frente Parlamentar de Revitalização do Rio São Francisco e demais Rios de Pernambuco, coordenada por ele, fará uma visita a Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú), nesta quinta (30). O deputado irá ao Rio Pajeú no início da manhã e, às 10h, participará de um debate sobre a situação do curso d’água na Câmara Municipal da cidade.

“Em nossas visitas, o que vemos são os rios de Pernambuco sendo assassinados. Se continuarmos assim, teremos que pedir perdão às próximas gerações”, observou o parlamentar.