
ENCONTRO – Representante da entidade apresentou ao colegiado ações desenvolvidas para incentivar a reciclagem de resíduos sólidos no Estado. Foto: Jarbas Araújo
A Comissão de Meio Ambiente da Alepe se reuniu nesta quarta (8) com o presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Anísio Coelho. O empresário apresentou as ações da entidade em Pernambuco para incentivar a reciclagem de resíduos sólidos no Estado.
“Quando deixamos de reciclar os resíduos sólidos, estamos jogando matéria-prima que poderia gerar renda e emprego embaixo da terra ”, ressaltou Coelho. “Mas para fazer funcionar essa logística reversa, em que os resíduos voltam para o processo produtivo, é preciso fazer a coleta seletiva e triagem de materiais”, explicou o representante da Fiepe. “No Recife, reciclamos menos de 0,5% de nossos resíduos. Precisamos construir um fórum para fortalecer a coleta seletiva em todo o Estado”, propôs.
Para incentivar a reciclagem, a Fiepe, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), faz um trabalho em que são doadas bicicletas e materiais de proteção individual para catadores de lixo. “Essas pessoas têm um papel fundamental no processo de reciclagem e precisam ser valorizadas”, salientou Anísio Coelho.
A Fiepe também apresentou suas iniciativas de conscientização educacional em escolas públicas, por meio de cartilhas. “No jogo da reciclagem, ninguém perde e todos ganham. O gargalo atual está na nossa mentalidade e em nossas atitudes, numa mudança que passa pela educação ambiental”, avaliou.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Zé Maurício (PP), destacou a necessidade de sistematizar a reciclagem de resíduos sólidos no Estado. “Temos procurado dividir a discussão em setores, juntando catadores, os consórcios para acabar com os lixões no Interior e agora a Fiepe. A indústria já está pronta para fazer a reciclagem, mas a coleta é o gargalo”, declarou o parlamentar. Segundo o legislador, a ideia é utilizar as contribuições setoriais para definir linhas de ações para as propostas que deverão ser apresentadas pelo colegiado.
Durante a reunião também foi aprovado o Projeto de Lei nº 1644/2017, de autoria da deputada Roberta Arraes (PSB), que confere ao Rio Capibaribe o título de “Rio da Integração Pernambucana”.