
CERIMÔNIA – Autoridades compareceram à Reunião Solene que reverenciou os 160 anos da instituição. Foto: Kerol Correia
Com 160 anos de atividades, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco foi homenageada pela Assembleia, na noite desta segunda (30). A Reunião Solene, de iniciativa da deputada Socorro Pimentel (PSL), contou com a presença de integrantes da corporação e autoridades no Auditório Senador Sérgio Guerra, sede da Alepe.
A instituição, que promove a formação técnica e militar de aprendizes-marinheiros para o Corpo de Praças da Armada da Marinha do Brasil, foi criada em outubro de 1857 por decreto do Imperador Dom Pedro II. Desde 1948, funciona no bairro de Salgadinho, em Olinda. Ao presidir a cerimônia, o deputado Tony Gel (PMDB) destacou que a escola, cujo lema é “Desde 1857 forjando Guerreiros do Mar”, enviou homens para conflitos como a Guerra do Paraguai e as duas guerras mundiais.
Socorro Pimentel não pôde comparecer à solenidade e foi representada pelo deputado José Humberto Cavalcanti (PTB). “Enche-nos de alegria poder homenagear uma instituição centenária que, sem abrir mão de uma sólida formação militar, contribui para a melhoria de nosso entorno social e é um verdadeiro patrimônio da Marinha do Brasil no Estado”, enalteceu Cavalcanti, ao ler o discurso da deputada.
O comandante da corporação, capitão de fragata Marcos Valle, recebeu da Alepe uma placa comemorativa. Ele agradeceu a iniciativa, ressaltando que a homenagem representa o reconhecimento dos pernambucanos à Escola de Aprendizes-Marinheiros. “Isso é algo que nos é muito caro.”