Aluísio Lessa anuncia frente em apoio ao Sistema Único de Assistência Social

Em 26/10/2017 - 12:10
-A A+
CRÍTICA - Colegiado reforçará argumento contrário aos cortes no orçamento da área. Foto: Roberto Soares

CRÍTICA – Colegiado reforçará argumento contrário aos cortes no orçamento da área. Foto: Roberto Soares

Ameaçado por cortes severos de orçamento, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) deve ganhar apoio político formal da Assembleia Legislativa. Nesta quinta (26), o deputado Aluísio Lessa (PSB) anunciou a criação de frente parlamentar em defesa do órgão – responsável por, entre outras iniciativas, programas nacionais voltados a famílias de baixa renda, à erradicação do trabalho infantil e ao combate à exploração sexual.

No mês passado, mobilização de profissionais do setor na Alepe ganhou apoio dos deputados. O orçamento do Suas para o ano que vem foi limitado pelo Ministério do Planejamento em R$ 900 milhões, enquanto a estimativa do Conselho Nacional de Assistência Social é de que a manutenção das ações de proteção social exigiria pelo menos R$ 2,7 bilhões. “Está havendo um desmonte dos programas”, avaliou Lessa.

O deputado comunicou que estão sendo colhidas as assinaturas para a criação da frente. A medida, explicou, é inspirada em iniciativa semelhante na Câmara dos Deputados, liderada pelo deputado federal por Pernambuco Danilo Cabral (PSB). “Programas estratégicos para o Brasil e para o nosso Estado não podem sofrer descontinuidades”, considerou Lessa.