
MEMÓRIA – Parlamentar abordou história de Dr. Hélio, como era conhecido, desde a infância humilde ao fato de ter vencido na vida “com muito esforço e trabalho”. Foto: Roberto Soares
O centenário de nascimento do médico Hélio Gomes de Matos Mendonça foi celebrado pelo deputado Ricardo Costa (PMDB), em pronunciamento na Reunião Plenária desta segunda (9). O parlamentar ressaltou a atuação dele como professor da Faculdade de Medicina do Recife e da Faculdade de Ciências Médicas e como fundador da Casa do Estudante de Pernambuco.
O peemedebista tratou da história de Dr. Hélio, como era conhecido, desde a infância humilde ao fato de ter se destacado numa época de poucas oportunidades e vencido na vida “com muito esforço e trabalho”. Segundo o deputado, “a vocação para o ensino e a pesquisa” conduziu o médico para a área de Histologia, onde encontrou, no magistério, um “sentimento de plenitude”.
Costa enfatizou ainda que, como presidente da Casa do Estudante, Dr. Hélio implantou um serviço médico para cuidar da saúde dos universitários. “Como médico e professor, deixou um exemplo a ser seguido, de equilíbrio entre educar e cuidar. Ele sempre teve o aluno no centro da sua vida”, afirmou. “Histórias como a dele nos movem a continuar lutando por um Pernambuco para se viver, trabalhar, estudar e ser feliz”, assinalou.