
RELATO – Segundo parlamentar, o Comando da Polícia Militar informou que a progressão dos PMs vem sendo prejudicada por uma discussão sobre a antiguidade desses profissionais. Foto: Roberto Soares
A resolução de uma pendência administrativa que impede a promoção de cerca de mil policiais militares ao posto de cabo foi cobrada pelo deputado Joel da Harpa (PODE), na Reunião Plenária desta quarta (4). Segundo o parlamentar, o Alto Comando da Polícia Militar relatou que a progressão dos militares vem sendo prejudicada por uma discussão existente na Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre como definir a antiguidade desses PMs.
“Aprovamos aqui um acordo no qual as vagas abertas na carreira militar seriam imediatamente preenchidas. Entretanto, faz mais de um mês que cerca de mil ainda não foram ocupadas, por conta desse debate na PGE”, alertou o parlamentar. As vagas disponíveis são oriundas da promoção de 1.500 cabos para o posto de sargento, segundo o deputado do Podemos.
“Peço que essa questão da antiguidade seja definida o mais cedo possível pelo Governo. A promoção significa um incremento substancial no salário desses policiais, que precisam ser cada vez mais incentivados no contexto de insegurança do nosso Estado”, considerou Joel da Harpa.