Estudantes visitam Palácio Joaquim Nabuco na 11ª Primavera dos Museus

Em 19/09/2017 - 16:09
-A A+
PROGRAMAÇÃO - Evento é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus e, desde 2010, contempla antigo prédio-sede da Alepe. Foto: João Bita

PROGRAMAÇÃO – Evento é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus e, desde 2010, contempla antigo prédio-sede da Alepe. Foto: João Bita

Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus chegou, nesta terça (19), ao Museu Palácio Joaquim Nabuco, com uma programação especial para a 11ª edição do evento. Estudantes universitários e do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer a antiga sede do Poder Legislativo, em visita guiada, além de acompanhar palestra e debate sobre o tema deste ano, “Museus e suas Memórias”.

Desde 2010, o  prédio da Assembleia Legislativa ganhou o título de museu e passou a integrar a programação realizada pelo Ibram, segundo explicou a historiadora da Alepe, Juliana Sampaio. “O Palácio foi reconhecido pela importância do acervo histórico. A Primavera dos Museus vem para consolidá-lo nos cenários estadual e nacional e fortalecer a missão de valorizar a história do Legislativo Estadual”, afirmou.

Responsável pelo parecer técnico do tombamento da Casa na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o assessor jurídico do Governo do Estado Augusto Paashaus destacou a importância do prédio. “A história de Pernambuco, tanto jurídica quanto dos movimentos revolucionários, está toda reunida aqui”, apontou.

É o segundo ano consecutivo que a estudante de turismo Avanir Maria da Costa, da Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo (Facottur/Olinda), confere o evento. “É muito linda a arquitetura. Cada vez que venho, conheço algo diferente. Hoje, por exemplo, pude aprender sobre a arquitetura grega”, declarou.

Também repetindo a participação, o professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Rodrigo Ataíde trouxe os alunos: “Aqui eles podem perceber o grande potencial de desenvolvimento turístico do Recife”, destacou. Além deles, ainda estiveram presentes estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Padre Francisco Carneiro (Olinda).

O debate sobre o tema da Primavera dos Museus, por fim, ficou a cargo da representante do Museu de História Natural Louis Jacques Brunet (Recife), Francisca Lima, e do professor de História das Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão (Faintvisa) Paulo Raphael Pires.