Socorro Pimentel pede revogação de decreto sobre prerrogativas de policiais civis

Em 24/05/2017 - 17:05
-A A+

ALTERAÇÕES – Segundo a deputada, foram feitas mudanças nas funções dos peritos papiloscopistas. Foto: Roberto Soares

A deputada Socorro Pimentel (PSL) solicitou, na Reunião Plenária desta quarta (24), a revogação, pelo Governo do Estado, do Decreto 44.469/2017. A norma regulamenta as atribuições e prerrogativas institucionais dos cargos públicos efetivos da Polícia Civil. Na avaliação da parlamentar, foram feitas mudanças, sem diálogo com a categoria, nas funções dos peritos papiloscopistas e isso gerou “um sentimento de total insegurança” entre os profissionais.

Segundo a deputada, os servidores da Secretaria de Defesa Social (SDS) foram surpreendidos com o decreto. Ela relatou que peritos papiloscopistas, “que tinham estabelecidas atribuições indispensáveis à investigação e notadamente à elucidação de crimes”, a procuraram, expressando incerteza com relação às suas atividades e ao futuro do Instituto Tavares Buril.

“Diante da grave situação que a segurança pública de Pernambuco vem enfrentando, nos parece inadmissível alterar rotinas que vêm oferecendo resultados positivos na elucidação de casos complexos”, disse. De acordo com a parlamentar, a medida abre uma crise dentro da SDS entre os peritos papiloscopistas e criminais, trazendo reflexos negativos para a população”, emendou.  Socorro Pimentel ainda cobrou do Governo do Estado o restabelecimento do diálogo com a categoria, “o que demonstra respeito indispensável aos servidores públicos”.