
INICIATIVA – O grupo assistiu a palestras do vice-governador do Estado, Raul Henry, e do presidente de Suape, Marcos Baptista. Foto: Rinaldo Marques
Uma comitiva de deputados estaduais participou, na manhã desta quinta (20), de uma visita ao Complexo Industrial Portuário de Suape. O grupo assistiu a palestras do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Raul Henry, e do presidente de Suape, Marcos Baptista. A iniciativa do encontro foi da Comissão de Desenvolvimento Econômico, presidida pelo deputado Aluísio Lessa (PSB).
Na palestra, o vice-governador ressaltou alguns sinais da volta do crescimento da economia brasileira. Entre eles, a queda do risco Brasil e o aumento do valor de mercado de grandes empresas, como a Petrobras e a Eletrobras. Henry também enfatizou as vantagens competitivas de Pernambuco e do Porto de Suape para atrair investimentos ao Estado.
O vice-governador convidou os deputados a participarem, na próxima quinta (27), da visita do presidente da República, Michel Temer, ao complexo. Na ocasião, será assinado o documento que devolve ao Porto de Suape a autonomia para realizar concessões à iniciativa privada. O direito foi perdido em 2013, com a aprovação da Lei dos Portos. Para Henry, a medida vai atrair novos investidores. “Nós esperamos que agora, com a retomada da sua autonomia, possamos abrir um conjunto de editais de concorrência pública para que novos investidores venham para cá e se aumente a competitividade do porto”, ressaltou.
O presidente do Complexo de Suape, Marcos Baptista, lembrou que, apesar da crise, a movimentação de cargas no porto cresceu 15% em 2016, em comparação com o ano anterior. Ele afirmou que, com a volta da autonomia, projetos travados serão retomados, como a licitação do segundo terminal de contêineres, avaliada em R$ 1 bilhão. “O terminal a ser instalado terá capacidade de movimentação de 1,2 milhão de TEUs, que é uma medida portuária. O que temos hoje movimenta 700 mil TEUs. Teremos mais competitividade, com melhores preços, melhores serviços e maior capacidade de atração de carga”, salientou.
A deputada Simone Santana (PSB) espera que os novos investimentos gerem postos de trabalho para a população do entorno. “Isso mexe com a economia do Estado, mas mexe mais ainda com a economia do Território Estratégico de Suape, e a gente espera que isso se desdobre em empregos”, frisou.
Aluísio Lessa destacou o papel da Alepe na retomada dos investimentos em Suape. Ele explicou que, embora a Casa não possa legislar sobre matéria financeira, os deputados podem atuar na busca de apoio político. “A Assembleia e a Comissão de Desenvolvimento Econômico têm como objetivo receber a atualização de tudo o que se refere ao desenvolvimento do Estado. Hoje, o Complexo Industrial Portuário de Suape é a mola propulsora da nossa economia”, pontuou.
As três principais licitações previstas para o Complexo de Suape em 2017 estão avaliadas em R$ 1,5 bilhão. Também participaram da visita os deputados Tony Gel, Gustavo Negromonte e Ricardo Costa, todos do PMDB, e Zé Maurício (PP).