
IMPASSE – Deputado relatou que parte dos agricultores estaria sob ameaça de despejo porque ocupou, de forma irregular, uma área de preservação. Foto: Roberto Soares
Em discurso na Reunião Plenária desta segunda (27), o deputado Odacy Amorim (PT) intercedeu por famílias beneficiadas pelos projetos de irrigação Nilo Coelho e Maria Tereza, em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Segundo o parlamentar, “há um ponto de tensão na região que precisa ser resolvido”: parte dos agricultores estaria sob ameaça de despejo porque ocupou, de forma irregular, uma área de preservação ambiental pertencente ao município de Casa Nova (BA), vizinho aos perímetros irrigados.
A sugestão do petista é que a cidade baiana permita a permanência das famílias já estruturadas na região de preservação e disponibilize uma outra área para que sejam promovidas as compensações ambientais necessárias. O deputado pediu apoio do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) – que acompanhava os trabalhos da Assembleia nesta segunda – para articular esse acordo.
Para Amorim, as consequências sociais da desocupação serão grandes. “A área ocupada hoje pelas famílias é um celeiro da agricultura familiar e, mesmo que haja a remoção das pessoas, demorará muito para ser recuperada”, avalia. De acordo com o parlamentar, a proposta dos agricultores é que o município de Casa Nova, com o apoio do Governo da Bahia e do Governo Federal, encontre um outro lugar para promover as compensações.