
TRABALHO – Deputada lembrou papel da Comissão de Educação da Alepe na cobrança pela homologação da seleção. Foto: João Bita
A nomeação de 2.677 professores para a Rede Estadual de Ensino foi destacada pela deputada Teresa Leitão (PT) no Pequeno Expediente desta segunda (20). A convocação dos aprovados no concurso realizado em maio de 2016 se concentrou nas áreas de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Educação Física – que, juntas, representaram 2.333 do total de profissionais chamados. A parlamentar ressaltou o papel da Comissão de Educação e Cultura da Alepe na cobrança pela homologação da seleção.
“Fizemos audiências públicas, reuniões com a Secretaria de Educação e com os concursados para reivindicar essa nomeação. Ela é resultado de muita luta por uma educação de qualidade e uma rede de ensino formada por servidores efetivos”, ressaltou a deputada.
Apesar da comemoração, a petista observou que ainda existe um grande número de contratos temporários no setor. “Esse tipo de contratação só deve permanecer quando há questões emergenciais e havendo o pagamento do mesmo salário dos efetivos. Salários menores geram um incentivo que faz o Estado ter hoje mais de dez mil temporários”, considerou Teresa. A parlamentar destacou, também, que “ainda há muitas vacâncias na Educação Profissional e em disciplinas de Ciências Humanas, que não foram contempladas no concurso”.