Guilherme Uchoa pede retirada de presídios de Itamaracá

Em 20/02/2017 - 19:02
-A A+
CUSTO - “Município paga um preço muito alto por manter esse sistema.” Foto: Henrique Genecy

CUSTO – “Município paga um preço muito alto por manter esse sistema.” Foto: Henrique Genecy

A retirada do complexo prisional da Ilha de Itamaracá foi defendida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), no Grande Expediente desta segunda (20). O parlamentar fez um apelo ao Governo do Estado para que a instalação de novos presídios em Itaquitinga e Araçoiaba seja acompanhada da desativação dos estabelecimentos de ressocialização localizados na Ilha. Atualmente, funcionam no município três unidades: a Penitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC), o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) e a Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ).

“Em 2007, o então governador Eduardo Campos prometeu que a penitenciária agroindustrial, destinada ao regime semiaberto, seria a primeira a ser retirada da região. Tenho certeza de que Paulo Câmara irá cumprir essa promessa”, afirmou o pedetista. “Itamaracá paga um preço muito alto por manter esse sistema. O visitante que chega à Ilha já se defronta com essa unidade, que agride o meio ambiente e toda a população do município”, ressaltou Uchoa.

Em aparte, o líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB), solidarizou-se com o pedido do presidente da Alepe.  “O pleito é justo, e vamos reiterar a celeridade para a desativação dos presídios de Itamaracá”, declarou. “Pernambuco tem uma dívida histórica com a população da Ilha. A região já teve protagonismo no turismo do Estado nos anos 1980, mas a decisão de colocar instituições prisionais no local afugentou investidores e turistas”, avaliou o socialista.   

Visita O deputado Guilherme Uchoa destacou, também, a visita do ministro do Turismo, Marx Beltrão, a Itamaracá. “Ouvimos dele o compromisso de pavimentar a estrada que vai até o pontal, assim como a construção da orla marítima de Jaguaribe e a proteção do Forte Orange”, salientou.

O pedetista também chamou atenção para projetos turísticos previstos para o município. Entre eles, a construção de um teleférico entre Vila Velha e a Coroa do Avião, e reativação da antiga “Casa da Globo”, a ser patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

Uchoa elogiou ações do início de mandato do prefeito Mosar Tato, como reformas de escolas e a reativação do atendimento no hospital da cidade. O parlamentar também citou iniciativas que devem ser realizadas pela Prefeitura de Itamaracá, em parceria com a União e o Estado, a exemplo da construção de creches, postos de saúde, perfuração de poços artesianos, entre outras. “A eleição de um prefeito do nosso grupo político permitiu que pudéssemos mostrar todo o apreço que temos pela região”, considerou o presidente da Assembleia.