Em pronunciamento na Reunião Plenária desta quarta (14), a deputada Priscila Krause (DEM) apontou falhas na política habitacional desenvolvida pela Prefeitura do Recife (PCR), repercutindo, especialmente, as ações municipais direcionadas a quem vive em palafitas. Motivada por uma reportagem publicada por um jornal diário, a parlamentar afirmou que os moradores desse tipo de moradia precisam ser atendidos com prioridade pela administração municipal.
Segundo a democrata, menos de 900 unidades habitacionais de programas públicos foram entregues na Capital nos últimos quatro anos. Além do número insatisfatório, a parlamentar criticou a paralisação de empreendimentos anunciados e a reserva insuficiente dessas moradias para aqueles que vivem em palafitas. “Não existe política habitacional hoje na cidade do Recife”, criticou.
De acordo com Priscila, o Conjunto Habitacional Vila Brasil, no Bairro dos Coelhos, prevê a entrega de 448 moradias populares. No entanto, o empreendimento – com obras paralisadas desde 2010 – reservará apenas 128 para moradores de palafitas. A parlamentar reclamou da decisão. “Essas pessoas precisam ser tratadas de maneira diferente e prioritária, pois elas vivem em condições que ultrapassam os limites mínimos da dignidade humana”, defendeu.