Escritor Zelito Nunes recebe Título de Cidadão de Pernambuco

Em 24/08/2016 - 20:08
-A A+
Reunião Solene de entrega do Título de Cidadão de Pernambuco ao escritor Joselito Nunes

AUTORA – Deputada Priscila Krause propôs homenagem ao paraibano. Foto: Henrique Genecy

A Assembleia Legislativa concedeu, na noite desta quarta (24), o Título de Cidadão a um paraibano que, há quase cinco décadas, incorporou-se ao modo de ser pernambucano. O escritor Joselito Nunes de Farias, natural de Monteiro, recebeu a homenagem por proposição da deputada Priscila Krause (DEM).

Zelito Nunes, como é mais conhecido, também é advogado, formado em Ciências Sociais, pesquisador e cordelista. Autor de livros como “Sertão de Beiradeiro – Registro Antes que Acabe” e “Pinto Velho de Monteiro”, também escreveu obras com outros  parceiros, a exemplo de “Do Outro Lado do Balcão: Conversas de Cachaceiros” e “Cariri & Pajeú: Gente Engraçada de Lá”. Seu mais recente trabalho – “No Sertão Onde Eu Vivia” – traz uma coletânea de “causos” passados no interior da Paraíba e de Pernambuco.

O deputado Antônio Moraes (PSDB) abriu a Reunião Solene, destacando a contribuição das obras do homenageado para a cultura. “Reconhecemos o mérito desse escritor, que, com humor e simplicidade, tão bem retrata a vida e a alma do nordestino”, frisou.

Em seu discurso, no qual citou trechos de obras de Zelito, Priscila Krause enalteceu o papel dele como guardião e difusor da cultura pernambucana e nordestina. “É, sobretudo, um menestrel do Brasil profundo, do Sertão de solo ardente e mormaço criador, que inspira a oralidade dos contadores de ‘causos’ e aloja o talento do mestre narrador que é Zelito.”

Ressaltando a importância da gratidão, Zelito Nunes agradeceu o gesto da deputada Priscila Krause pela honraria concedida. Também se emocionou com a presença da plateia e da família na cerimônia. “Esse honroso título chega em boa hora. Agora posso dizer que também sou cidadão pernambucano.”

O ex-presidente da Assembleia Legislativa Clodoaldo Torres fez a entrega de uma gola de caboclo de lança ao homenageado. Da ex-deputada Terezinha Nunes, Zelito recebeu a obra “Catálogo de Bens Museais”, publicada pela Alepe. O músico Santanna cantou o Hino de Pernambuco à capela.