As comemorações dos 180 anos da Assembleia Legislativa de Pernambuco serão encerradas, na próxima segunda (30), com uma solenidade no Teatro de Santa Isabel. No evento, que terá início às 19h, haverá a entrega de uma medalha comemorativa ao aniversário da Alepe. Os 49 deputados estaduais que compõem a 18ª Legislatura da Casa Joaquim Nabuco, além de autoridades como o governador Paulo Câmara, o prefeito Geraldo Júlio e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Frederico Almeida Neves, entre outros, receberão a comenda. Representando os servidores, o médico Joaquim do Rêgo Cavalcanti também será agraciado como o funcionário com maior tempo de atividade no Legislativo Estadual.
A cerimônia, restrita a convidados, também contará com a apresentação da Orquestra de Câmara de Pernambuco, com o concerto “Que saudade, seu Domingos”. A apresentação traz como solista o sanfoneiro Beto Hortis em uma homenagem a Dominguinhos.
Instalada no século 19, em 1º de abril de 1835, a Assembleia Legislativa de Pernambuco funcionava no Forte do Matos, onde hoje fica o Paço Alfândega, no Bairro do Recife. Em 1870, passou a funcionar no Palácio Joaquim Nabuco.
Desde o momento da instalação da Assembleia, a população pernambucana faz uso desse instrumento de cidadania, o Poder Legislativo. Registros preservados pela Casa mostram petições enviadas pelo povo durante o século 19, tratando de temas que vão de educação, transporte, saúde e moradia até a solicitação de recursos para compra de alforria de escravos.
Ao longo desses 180 anos, a Alepe sustenta uma sólida trajetória frente às mudanças políticas em Pernambuco e no Brasil, resistindo a períodos de exceção, e sempre de portas abertas para o povo, consciente de sua importância para manutenção e fortalecimento da democracia.
SERVIÇO:
Reunião Solene – 180 Anos da Alepe
Teatro de Santa Isabel
Segunda-feira, 30 de novembro, a partir das 19h