Por solicitação do deputado André Ferreira (PMDB), o Grande Expediente Especial, desta quinta (17), celebrou os 40 anos de uma instituição que atua no combate à pobreza e na promoção do bem-estar infantil. A organização internacional de apadrinhamento de crianças, Visão Mundial, fundada em 1950 nos Estados Unidos, chegou no Brasil em 1975, com sede em Belo Horizonte. Dez anos depois, uma unidade foi instalada no Recife. Atualmente, quase 60 mil brasileiros fazem parte do programa, presente em 10 Estados.
Ao abrir a homenagem, o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Diogo Moraes (PSB) comentou a importância de apoiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “A Visão Mundial se esforça para promover ajuda humanitária e gerar desenvolvimento transformador e sustentável”, apontou.
A importância da organização foi destacada pelo deputado André Ferreira: “Hoje a entidade tem o trabalho reconhecido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). Tanto que é chamada para opinar e dialogar sobre os direitos da infância”. O parlamentar pontuou as ações do grupo no Recife: “Seis mil crianças e adolescentes, dos cinco aos 18 anos de idade, fazem parte do projeto. São jovens dos bairros de Nova Descoberta, Barra de Guabiraba, Córrego do Jenipapo e Campina do Barreto”, pontuou.
Diretor nacional da entidade, João Helder Diniz destacou que mais de 60 mil crianças são beneficiadas no País, através da contribuição de 15 mil doadores. O diretor registrou “a alegria de receber esse reconhecimento, a mesma de ver a contribuição da nossa organização para o futuro das crianças brasileiras”.
A embaixadora Internacional da Visão Mundial, Marilee Pierce, agradeceu a homenagem. “É uma grande alegria e privilégio está aqui. Quero agradecer a esta Casa o reconhecimento do trabalho da nossa organização”, frisou. Segundo ela, a missão da entidade é fazer com que as meninas saibam que elas têm opções e não precisam vender seus corpos nas ruas e que os meninos não achem que o caminho é o tráfico de drogas e não as universidades.
Durante a cerimônia, houve a apresentação do grupo de dança formado pelas crianças e adolescentes beneficiários da Visão Mundial em parceria com o Clube de Mães do Alto do Refúgio, no bairro de Nova Descoberta.